Como conectar um motor elétrico para funcionar em 110 e 220 volts

Pin
Send
Share
Send

Este procedimento funciona para motores elétricos que podem operar com energia de 110 ou 220 volts, alterando algumas conexões de fiação. Eu uso isso na minha mesa porque vi em locais diferentes para trocar rapidamente o motor para funcionar em qualquer voltagem. A idéia é ter as diferentes conexões para tensão ALTA e BAIXA já feitas dentro de uma trança que pode ser rapidamente alterada.

Ligue um motor elétrico para funcionar em 110 e 220 volts

Verifique o motor para obter um diagrama de fiação para operação com baixa ou alta tensão e localize onde as conexões precisam ser feitas.

Meu motor tem uma caixa ao lado com 6 fios coloridos, além de um fio verde para o chão. O diagrama mostra os fios vermelho e laranja comuns às tensões ALTA e BAIXA, então eu os conectei no motor e os tratei como um fio.

PARA OPERAÇÃO DE 220 TENSÕES (ALTA):

Usando 2 comprimentos de cabo (total de 6 fios), conecte um fio de cada cabo a cada um dos fios coloridos. Conecte um plugue MALE 110 VOLT a um cabo e um plugue MALE 220 VOLT ao outro. Não importa em que cabo os plugues estejam conectados, desde que correspondam ao soquete correspondente, conforme explicado nas etapas a seguir. Como os fios vermelho / laranja estão conectados a apenas um dos fios, o sexto fio é usado como fio terra.

Marque qual fio está conectado a cada ponta dos plugues.

PARA OPERAÇÃO DE 220 TENSÕES (ALTA):

Este é o pigtail que conecta o motor à fonte de energia. Eu tenho um para 110 volts e um para 220. As diferentes conexões para tensões BAIXA e ALTA são feitas dentro da caixa de derivação em vez da caixa na lateral do motor. Tem 4 cabos; 2 para conectar ao motor, 1 para alimentação e 1 para um interruptor. Todas as combinações de plugues / soquetes são diferentes, portanto não podem ser trocadas.

Corte dois comprimentos de fio e conecte um soquete FEMALE 110 VOLT a um e um soquete FEMALE 220 VOLT ao outro.

Mais uma vez, marque cada fio conforme os dois soquetes coincidem com o plugue correspondente no motor. Passe o cabo pela caixa de junção e prenda-o no lugar.

Corte mais 2 comprimentos de cabo, conecte um plugue MALE 220 VOLT a um cabo para alimentação e conecte o soquete FEMALE 110 VOLT (sem terminal de aterramento) ao outro cabo para um interruptor. Prenda as outras extremidades na caixa de derivação.

Conecte um plugue MALE 110 VOLT (sem um pino de aterramento) ao cabo do interruptor em seu equipamento.

Faça as conexões dentro da caixa de derivação de acordo com o diagrama de fiação para operação com ALTA Tensão. Conecte os dois fios do interruptor em linha com um dos fios de energia (linha). Para voltagem ALTA, ambas as linhas de energia são energizadas para que qualquer uma possa ser usada para o comutador.

Etapa 9

PARA OPERAÇÃO DE 110 TENSÕES (BAIXA):

Fabrique um segundo rabicho da mesma maneira que acima, substituindo um plugue MALE 110 VOLT pelo cabo de alimentação (Etapa 7) e faça as conexões dentro da caixa de junção de acordo com a operação de baixa tensão de acordo com o diagrama de fiação (Etapa 8).

Conecte os dois fios do interruptor alinhados com o fio conectado à ponta ESQUERDA do plugue ao olhar para o plugue (como na figura). Esse pino é inserido no slot direito de uma tomada que é energizada.

Aqui está o motor e o rabicho de alta tensão, instalados na minha serra de mesa. Se outro local tiver apenas 110 volts de energia disponível, eu simplesmente uso o rabicho de 110 volts.

Pin
Send
Share
Send