Tipos de cabos de extensão elétrica

Pin
Send
Share
Send

Fazer faíscas voarem pode ser uma grande coisa para seus relacionamentos românticos, mas não tanto quando se trata de seus projetos de melhoramento da casa, e é por isso que escolher a extensão elétrica certa é tão importante. Se você acha que todos os cabos de extensão são criados iguais, pense novamente. O uso do cabo errado pode resultar em danos ao seu equipamento ou até mesmo criar um sério risco à segurança. Tipo de plugue, classificação de amperagem, bitola do fio e tamanho do cabo são tudo o que você deve levar em consideração ao decidir qual cabo de extensão usar para a aplicação desejada.

Tipos de Cabos de Extensão Elétricos: Pichunter / iStock / GettyImages

Tipo de plugue

A maioria dos cabos de extensão possui plugues com dois ou três pinos. Os plugues de duas pontas não estão aterrados, enquanto os de três pinos. A terceira ponta, que se encaixa no orifício redondo abaixo dos dois slots verticais em uma tomada típica de 120 volts, leva ao fio terra em um circuito elétrico e reduz significativamente o risco de choque elétrico ou incêndio. Se um dispositivo não funcionar corretamente ou se fios soltos entrarem em contato com uma caixa de metal, o plugue de três pinos aterrado encaminhará a eletricidade do fio quente diretamente para o solo, e não para a sua mão. Nunca tente remover ou violar a terceira ponta em um plugue aterrado.

Classificação de amperagem

Ao trabalhar com eletricidade em qualquer capacidade, é importante ter um entendimento básico de amperagem, tensão e potência. Amperagem refere-se à corrente de elétrons que fluem através de um condutor elétrico. A tensão mede a força elétrica que coloca os elétrons em movimento. A potência mede a eletricidade usada. Quando você multiplica o número de amperes pelo número de volts, obtém o número de watts. Os cabos de extensão são projetados para lidar com apenas uma certa quantidade de amperagem, e é por isso que pode ser perigoso conectar dispositivos com uma corrente mais alta. Os requisitos de energia para a maioria dos dispositivos elétricos geralmente são listados no próprio dispositivo ou no manual. Ao escolher o cabo de extensão correto, verifique se o cabo possui uma voltagem nominal de amperagem ou potência equivalente ao dispositivo em que será usado. Conectar vários dispositivos ao cabo ao mesmo tempo aumentará os requisitos de energia; portanto, não se esqueça de calcular a corrente adicional.

Medidor de fio

O tamanho do fio de cobre que fornece energia dentro de um cabo de extensão é chamado de American Wire Gauge (AWG), ou calibre abreviado. Um número baixo de AWG indica um fio mais grosso e uma maior capacidade de fornecer energia, enquanto um AWG maior indica um fio menor com menos capacidade. Os cabos de extensão mais comuns são fornecidos em 16, 14, 12 e 10 medidores. O cabo de calibre 16 é uma extensão de serviço leve comumente usada para fins gerais, como alimentar luzes de trabalho, ventiladores portáteis ou corta-sebes, mas nunca deve ser usada para cargas de alta potência. O cabo de bitola 10 é uma extensão extra pesada com a mais alta capacidade de fornecer energia, sendo a melhor escolha para grandes cargas de potência, como motosserras, serras de mesa e serras circulares. Números mais baixos de AWG transportam energia por longas distâncias sem queda de tensão, o que é uma consideração importante, principalmente ao alimentar aparelhos com motor. Operar um motor com tensão insuficiente é uma maneira infalível de se colocar no mercado para um novo motor; portanto, sempre escolha um cabo de extensão com o menor AWG para dispositivos motorizados.

Tamanho do cabo

O comprimento do cabo de extensão é outra consideração importante. Como a tensão é perdida através da distância, os cabos mais curtos são os melhores para operar dispositivos com requisitos de corrente mais altos. O uso de cabos mais curtos geralmente é bom para a maioria dos aparelhos, pois a substituição de um cabo mais longo por um dispositivo com corrente mais alta pode danificar seu equipamento ou representar um risco à segurança. Em caso de dúvida, use o cabo mais curto.

Interruptor de circuito de falta à terra (GFCI)

Muitos cabos de extensão vêm com um interruptor de circuito de falta à terra embutido, ou GFCI, para abreviar. O GFCI adiciona outra camada de segurança porque foi projetado para cortar automaticamente a energia do cabo se ocorrer uma falha de aterramento.

Cabos de extensão internos versus externos

Os cabos de extensão são designados para uso interno ou externo, dependendo do design. Os cabos projetados para uso externo possuem capas feitas de materiais resistentes às intempéries, como borracha, plástico ou vinil. Embora os cabos de extensão externos possam ser usados ​​com segurança no interior, nunca use cabos de extensão internos no exterior, pois isso pode causar superaquecimento e aumentar o risco de choque ou incêndio.

Pin
Send
Share
Send