MAPP Gas vs. Gás propano

Pin
Send
Share
Send

Maquinistas que procuram uma alternativa ao gás acetileno para cortar e soldar aço, e encanadores que procuram uma alternativa ao propano para soldar tubos de cobre, não têm mais o gás MAPP como opção. Sua produção foi interrompida em 2008. Em vez do gás MAPP, os encanadores agora podem usar o gás MAP-Pro, que queima um pouco mais quente que o propano. Os maquinistas podem fortalecer o gás MAP-Pro com oxigênio para produzir uma chama que pode cortar e soldar aço.

Adeus MAPP, Olá MAP-Pro

MAPP é um acrônimo para metilacetileno-propadieno-propano, que eram seus principais ingredientes, embora também contivesse iso-butano e butano. O gás MAPP mostrou-se menos do que o ideal para soldar aço por causa de seu alto teor de hidrogênio e queimou um pouco quente demais para ser seguro para solda. O gás MAP-Pro, por outro lado, é quase todo composto de propileno, com meio por cento ou menos de propano.

MAP-Pro vs. Propano

O gás MAP-Pro queima a uma temperatura de 3.730 graus Fahrenheit, enquanto o propano queima a 3.600 F. Como aquece o cobre mais rapidamente e a uma temperatura mais alta, o gás MAP-Pro é uma alternativa superior ao propano para solda. Se você optar por usá-lo, o fabricante recomenda o uso de uma tocha especialmente projetada. A adição de oxigênio à chama aumenta a temperatura para 5.200 F, o que é adequado para cortar e soldar aço quando a precisão não é necessária.

Pin
Send
Share
Send