Quais são os três tipos de solda?

Pin
Send
Share
Send

A soldagem, semelhante à soldagem, é o processo de unir peças de metal. Você consegue isso colocando uma liga separada, chamada solda, entre as peças a serem coladas. Aqueça a solda com um ferro de solda, pistola ou tocha para derreter. À medida que a solda esfria, ela endurece e forma uma ligação entre as peças de metal. Ao contrário da soldagem, o metal que está sendo unido não é derretido; somente a solda derrete para criar um vínculo. Existem três classificações básicas de solda.

Crédito: WLADIMIR BULGAR / Science Photo Library / GettyImagesQuais são os três tipos de solda?

A solda suave é comum

O processo de solda suave é comum nas indústrias de eletrônicos e hidráulicas. Esse método cria conexões elétricas e liga componentes eletrônicos às placas de circuito. Também é usado para unir tubos e conectores de cobre. A solda usada no processo de solda suave para eletrônicos é geralmente feita de uma mistura de estanho e outros tipos de metal. Para garantir um ajuste firme ao unir o encanamento, adicione uma substância ácida, chamada fluxo, para garantir que a solda conecte os tubos. A soldagem suave usa na maioria dos casos um ferro de soldar elétrico ou a gás. O vínculo criado por esse método é mais fraco que o vínculo criado com outras formas de solda.

A solda dura é mais forte

A soldagem dura cria uma ligação mais forte em comparação à soldagem suave e envolve temperaturas mais altas para derreter o material de solda. Este material é normalmente de latão ou prata e requer o uso de um maçarico para derreter. O metal que está sendo colado, conhecido como metal base, é aquecido a um ponto em que a solda de latão ou prata derrete, criando uma junta forte à medida que esfria. Em alguns casos, quando alguém usa a prata como material de solda, a solda dura pode ser chamada de solda de prata. Embora a prata derreta a uma temperatura mais baixa em comparação com o latão, é mais cara. Use solda dura com solda de prata ao juntar peças de cobre, latão ou prata.

Brasagem envolve altas temperaturas

A brasagem envolve um material de solda que derrete a uma temperatura mais alta em comparação à soldagem macia e dura. A brasagem é semelhante à soldagem dura porque os pedaços de metal que estão sendo unidos são aquecidos, mas não derretidos, durante o processo de união. Depois de aquecer os metais básicos, coloque o material de solda, chamado metal de solda de brasagem, entre as superfícies. Ele derrete instantaneamente. O material de enchimento fundido une a junta entre os metais básicos através de um processo chamado ação capilar.

Tipos de equipamento de solda

Use um ferro de solda para solda complexa de peças eletrônicas e placas de circuito. O ferro é projetado com uma peça final em forma de ponta de lápis. Durante a solda, a ponta fica quente e derrete a solda. Uma pistola de solda é uma unidade maior com uma alça usada para segurar o dispositivo. As pistolas de solda têm uma ponta maior em comparação com o ferro e são projetadas para unir itens maiores. Use uma tocha de solda para projetos que exigem maiores quantidades de calor para derreter o material de colagem. Soldar com uma tocha é comum ao colar cobre e outros tipos de tubos. Não é preciso o suficiente para lidar com delicadas conexões eletrônicas; além disso, o calor adicional pode danificar os componentes eletrônicos.

Pin
Send
Share
Send