O que é uma tomada com receptáculo dividido?

Pin
Send
Share
Send

crédito: O receptáculo dividido TomaA permite que você opere uma luz de um interruptor de parede enquanto tem uma tomada livre que está sempre ligada.

A maioria das tomadas elétricas de 120 volts vem em pares dispostos verticalmente no que é conhecido como receptáculos duplex. Os terminais de parafuso quente e de retorno dos dois receptáculos em um duplex geralmente são ligados de modo que ambos recebam energia do mesmo conjunto de fios do circuito. Se você quebrasse a ligação, um dos receptáculos ficaria morto e teria que ser conectado a um fio de circuito separado para obter energia.

Essa é exatamente a ideia por trás de um receptáculo dividido. O motivo mais comum para instalar um é controlar uma lâmpada comutada em um dos receptáculos de saída, deixando o outro receptáculo livre para conectar outros aparelhos. Um dos receptáculos é alimentado por um interruptor de parede, enquanto o outro se conecta a um fio quente separado, para que não seja controlado pelo interruptor e esteja sempre ligado ou "quente". Você pode comprar receptáculos divididos em qualquer loja de ferragens, mas é fácil criar o seu próprio convertendo uma tomada duplex convencional.

Por que você pode precisar de um receptáculo dividido

Um receptáculo dividido fornece uma tomada comutada para um candeeiro de mesa do quarto.

Todo quarto precisa de uma luminária que possa ser ligada e desligada por um interruptor localizado ao lado da porta. Este é um requisito de código que garante segurança para quem entra no quarto no escuro. Em vez de uma luminária de sala montada no teto ou na parede, o código permite fornecer uma tomada controlada por um interruptor de parede, na qual você pode conectar uma lâmpada de pé ou uma luminária de mesa. Se o seu quarto já tem poucas tomadas, você pode não querer sacrificar um receptáculo inteiro apenas pelas luzes. A instalação de um receptáculo dividido garante que o relógio elétrico ou o purificador de ar conectado à tomada livre permaneçam acesos quando você apaga as luzes.

Você também pode usar um receptáculo dividido em qualquer outra sala para obter o mesmo benefício, mas alguns cuidados se aplicam. Qualquer tomada atendida por um GFCI não é um bom candidato para um receptáculo dividido. Se você quebrar a ligação entre os dois receptáculos em um duplex GFCI, a tomada não fornecerá a proteção de falta à terra necessária.

Faça seu próprio receptáculo dividido

Crédito: Sweethaven Publishing ServicesAs duas metades de uma tomada convencional são conectadas por uma tira de ligação ou uma aba de interrupção.

Se você examinar as laterais de um receptáculo duplex convencional, encontrará um par de terminais de latão (quente) de um lado e um par de terminais de cromo (neutro) do outro. Você notará que os dois terminais de latão estão conectados entre si por uma placa de ligação de latão. Transformar esse receptáculo duplex em um receptáculo dividido é remover esta placa para tornar independentes as metades superior e inferior.

A placa foi projetada para ser quebrável. Geralmente, você pode encaixá-lo ao meio, forçando uma chave de fenda por baixo e forçando-a para cima. No entanto, você deseja garantir que as duas metades da placa permaneçam suficientemente afastadas para evitar arco elétrico. É melhor remover os dois parafusos terminais de latão e suas arruelas de contato e puxar a placa de ligação ou cortar uma seção com cortadores de fio.

Dicas

Ao instalar um receptáculo dividido, você deve montá-lo de cabeça para baixo, ou seja, com o pino de aterramento voltado para cima em vez de para baixo. Essa é uma precaução que alerta qualquer pessoa que esteja usando a tomada ao fato de ser um receptáculo dividido e não um receptáculo duplex convencional

Fiação para um receptáculo dividido alimentado por um único circuito

Na maioria dos casos, o motivo da instalação de um receptáculo dividido é que você pode controlar uma das tomadas com um interruptor de parede - o que significa que você deve conectá-lo a um interruptor. Uma estratégia é conectar a tomada comutada a um circuito e a saída sempre ligada a um circuito completamente diferente. É possível, no entanto - e provavelmente mais eficiente - conectar a tomada comutada e a não comutada no mesmo circuito.

Há várias maneiras de configurar a fiação, dependendo de onde o comutador está localizado ao longo do caminho do circuito, mas para entender a fiação envolvida, é mais fácil considerar uma configuração básica na qual um cabo de alimentação de 2 fios entra no comutador caixa da fonte de alimentação e um cabo de 3 fios continua até o local da tomada.

A fiação de um receptáculo dividido geralmente é feita por um eletricista. Se você mesmo fizer esse trabalho, tenha certeza de suas habilidades de fiação e sempre verifique se a energia está desligada antes de tocar em qualquer fio do circuito.

Fiação na caixa de distribuição

  1. Nesta configuração de amostra, o eletricista corta um comprimento de 15 cm de fio preto e retira 1/2 polegada de fio desencapado de cada extremidade para criar uma trança. Tira 1/2 polegada de isolamento de cada extremidade do pigtail.
  2. Una uma extremidade do pigtail a um dos terminais de parafuso na chave unipolar, enrolando o fio ao redor do terminal e apertando-o com firmeza.
  3. Una a outra extremidade do rabicho aos dois fios pretos do circuito - o fio de alimentação que entra na caixa de distribuição e o fio preto do cabo de três fios que se estende para a frente até o local da tomada. O fio de alimentação agora fornece o interruptor e um fio preto "sempre ligado" que passa para a caixa do receptáculo.
  4. Conecte o fio vermelho do cabo de três fios ao outro terminal de parafuso no interruptor. Esse fio quente secundário, controlado pelo interruptor de parede, agora pode controlar a corrente em metade do receptáculo dividido localizado a jusante.
  5. Una os fios do circuito neutro branco na caixa de distribuição, usando um conector de fio.
  6. Por fim, faça as conexões de aterramento na caixa de interruptores cortando fios curtos de cobre desencapados e conectando uma extremidade ao parafuso de aterramento verde no comutador. Una a outra extremidade do rabicho de aterramento aos dois fios de aterramento do circuito, usando um conector de fio. Nota: se a caixa de distribuição for metálica, ela também precisará ser conectada por um rabicho aos fios de aterramento do circuito.

Fiação na caixa de receptáculo

  1. Verifique se o receptáculo duplex foi "dividido" quebrando ou removendo a tira de ligação no lado quente do receptáculo. Isso efetivamente corta o receptáculo em duas metades independentes. Não corte a tira de ligação no lado neutro do receptáculo.
  2. Conecte o fio de aterramento de cobre nu do cabo do circuito ao parafuso de aterramento verde no receptáculo. Se a caixa for metálica, ela também precisará ser conectada ao fio terra do circuito com um pigtail.
  3. Conecte o fio do circuito neutro branco a um dos terminais de parafuso neutro no receptáculo duplex.
  4. Conecte os fios do circuito preto e vermelho do cabo de três fios aos dois terminais de parafuso quente no receptáculo duplex. A metade do receptáculo que está conectada ao fio vermelho será aquela controlada pelo interruptor de parede; a outra metade do receptáculo estará "sempre ligada".

Terminando

Prenda os fios nas caixas nos locais dos interruptores e tomadas, conecte os dispositivos às caixas de parede e prenda as placas de cobertura. Ligue a energia do circuito no painel de serviço principal e verifique se a tomada funciona corretamente - uma metade controlada pelo interruptor de parede e a outra metade sempre quente.

Pin
Send
Share
Send