A preparação de sabão e detergente

Pin
Send
Share
Send

O sabão existe há muito tempo antes que a necessidade de branquear os brancos se tornasse uma coisa. Os detergentes que sabemos hoje que clarear e limpar são usados ​​em casa há pouco mais de 100 anos. Você pode fazer seu próprio sabão ou detergente em casa para obter um agente de limpeza não tóxico e eficaz.

O processo de fabricação de sabonetes e detergentes é muito comum.

Como sabão e detergente são semelhantes

Tanto sabões quanto detergentes contêm surfactantes, também chamados agentes ativos de superfície. Estes são compostos que possuem moléculas que circundam as moléculas de água para quebrar a tensão superficial de cada gota de água limpa. Isso permite que o detergente adira ao tecido ou à superfície que você está tentando limpar e misture com graxa e água para limpar a sujeira.

Os surfactantes contêm uma combinação de triglicerídeosou gorduras e álcalis. Eles criam moléculas com duas extremidades químicas, hidrofílico e hidrofóbico. O hidrofílico é atraído pela água, enquanto o hidrofóbico é repelido pela água.

o hidrofóbico tende a fazer o trabalho duro. É a parte que se prende à graxa e ao óleo e a levanta da superfície suja. Ele se liga à sujeira enquanto as linhas hidrofílicas ao seu redor removem a sujeira do item e a movem para a água ao redor para serem enxaguadas.

Como o sabão e o detergente são diferentes

A química do sabão é bastante simples e utiliza ingredientes naturais. Detergentes usam ingredientes sintéticos e tornou-se produtos de limpeza para uso doméstico durante a Segunda Guerra Mundial. Eles foram desenvolvidos em resposta à falta de óleos disponíveis que eram usados ​​anteriormente para fazer sabão.

Preparação de sabão

Hoje, o sabão vendido nas prateleiras dos supermercados e salões de beleza usa ácidos graxos orgânicos e derivados do petróleo, combinados com hidróxidos de sódio ou potássio, além de fragrâncias e óleos. Existem algumas maneiras de fazer sabão em casa.

Saponificação requer o cozimento das gorduras escolhidas e a adição de álcalis à mistura para formar sabão via água e glicerina.

Hidrolisação usa vapor sob pressão para dividir as gorduras e óleos em ácidos graxos e glicerina. Esse processo destila os ácidos, e o alcali os neutraliza. Um quilo de óleo combinado com 2 onças de álcalis, como soda cáustica, e um copo de água podem criar cerca de meia dúzia de barras de sabão.

Preparação de detergente

A preparação de detergente em casa é um projeto bastante fácil e cria um limpador barato e eficaz.

  • 4 xícaras de sabão de Castela ou barras de sabão com destilados de petróleo (duas a quatro barras)
  • 4 xícaras de água de lavagem
  • 4 xícaras de bórax
  • 2 xícaras de bicarbonato de sódio
  • 10-20 gotas de óleo essencial

Rale a barra de sabão em pó fino. Você também pode usar um processador de alimentos ou liquidificador para esse processo. Você pode querer usar uma máscara. Ferva o sabão em uma panela com água suficiente para cobrir as partículas de sabão fino. Uma vez que derreteu em uma mancha lisa, despeje em um balde limpo de 5 litros, misture o bicarbonato de sódio, o bicarbonato e o bórax e mexa. Adicione água suficiente para encher o balde e mexa até que esteja bem misturado. Deixe durante a noite antes de usá-lo. Se você estiver usando óleo essencial, adicione-o assim que a mistura esfriar.

As luvas garantirão que a sua pele não fique irritada com os detergentes em pó à medida que você os adiciona. Óculos de proteção e máscara facial também são recomendados.

Desvantagens do sabão e do detergente

Alguns podem preferir sabão porque é feito de ingredientes completamente naturais, enquanto outros preferem detergente por sua poderosa ação de limpeza.

  • Sabonete - Os ingredientes naturais podem deixar um filme para trás em alguns materiais e superfícies. Ele pode tornar as roupas opacas e cinzas e deixar um resíduo de sensação de cera. Água dura pode tornar o sabão menos eficaz que o detergente.
  • Detergente - Alguns detergentes podem ser tóxicos se a água residual se misturar com os habitats de peixes e animais selvagens. Os detergentes preparados com produtos biodegradáveis, como óleo vegetal líquido ou sabões de Castela, são ecológicos.

Pin
Send
Share
Send