Vermiculita vs. Perlita

Pin
Send
Share
Send

O ingrediente chave em muitas misturas de solo para vasos não é solo, composto ou outros materiais orgânicos. Em vez disso, pequenos grânulos de vermiculita ou perlita inorgânica melhoram a aeração e mantêm a umidade, além de adicionar massa leve à mistura. Ambos os materiais beneficiam as plantas de maneiras ligeiramente diferentes, portanto, determinar qual é o melhor para o seu mix começa com a compreensão de suas vantagens e desvantagens.

Crédito: Natalikaevsti / iStock / Getty Images Pelotas de fertilizantes no copo

Noções básicas de Perlite

A perlita estéril, um material composto de vidro vulcânico superaquecido, se assemelha a pellets de espuma branca pura. Os grânulos de perlita apresentam pequenas cavidades em sua superfície que retêm e retêm a umidade, o que ajuda a reter a umidade em uma mistura de envasamento de secagem rápida. A perlita leve também areja o solo porque os pellets leves impedem a compactação dos ingredientes orgânicos na mistura do solo. A perlita tem um pH alcalino entre 7,0 e 7,5, que pode causar queima de flúor nas plantas de folhagem que preferem condições mais ácidas.

Noções básicas de vermiculita

Vermiculita vem de mica superaquecida. Ele forma uma estrutura expandida semelhante a uma placa que retém o ar, a umidade e os nutrientes presentes em uma mistura de solo para vasos. Como a perlita, a vermiculita é naturalmente estéril, portanto não abriga doenças de plantas. Ele vem em vários tamanhos, mas as partículas maiores são comumente usadas no jardim porque adicionam mais arejamento ao solo. O pH mais neutro da vermiculita, que varia entre 6,5 e 7,2, faz com que seja uma escolha adequada para a maioria das plantas.

Benefícios e Desvantagens

A perlita e a vermiculita fornecem um componente útil no solo de envasamento caseiro ou adquirido. Plantas que requerem solo úmido e rico em nutrientes crescem melhor em misturas de vermiculita, enquanto aquelas que preferem solo seco ou de drenagem rápida têm maior probabilidade de prosperar em uma mistura à base de perlita. Na propagação, por exemplo, as mudas prosperam em misturas de vermiculita porque o solo permanece úmido sem ficar encharcado, mantendo os nutrientes que a planta jovem precisa para crescer. As estacas têm melhor desempenho em perlita de drenagem rápida, porque são menos propensas a ficarem excessivamente úmidas e sucumbem a apodrecer antes de enraizar.

Dicas de uso

A menos que as plantas sejam excepcionalmente sensíveis ao pH mais alto da perlita ou à umidade extra da vermiculita, geralmente você pode substituir uma pela outra em uma mistura caseira de solo. Uma mistura padrão, adequada para plantas domésticas ou vegetais, pode conter 1 parte de turfa e 2 partes de vermiculita ou perlita. As plantas de folhagem, que são mais propensas a queimaduras com flúor, crescem melhor em uma mistura de partes iguais de barro, turfa e vermiculita. Plantas do deserto, como cactos e suculentas, prosperam com vermiculita ou perlita, quando são misturadas com partes iguais de solo e areia para proporcionar ainda mais drenagem.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Para qué sirven PERLITA y VERMICULITA? Violetas africanas. (Pode 2024).