Como verificar a polaridade reversa

Pin
Send
Share
Send

A polaridade reversa ocorre quando os fios do sistema elétrico de um edifício são conectados aos terminais errados de uma tomada. Se os fios de uma tomada estiverem invertidos, existe a possibilidade de que a corrente elétrica possa danificar aparelhos e motores elétricos. No mínimo, os aparelhos elétricos funcionam mal quando a polaridade de uma tomada é revertida. Os piores cenários são um choque ou um incêndio elétrico. Felizmente, testar a polaridade reversa é simples. Com um testador de polaridade e a tabela de tensão que acompanha, você pode testar a polaridade de uma tomada em alguns minutos.

Testar a polaridade de uma tomada é uma medida de segurança simples, porém crítica.

Passo 1

Conecte o testador de tomada na tomada. Verifique se o número de pinos corresponde ao número de orifícios no testador. Não use um testador de duas pontas para uma tomada de três pontas. Verifique se o testador foi projetado para a voltagem do sistema elétrico. Por exemplo, não use um testador de 110 volts para um circuito de 220 volts.

Passo 2

Observe o padrão das luzes no testador. Um testador de saída de três pinos possui três luzes: uma para o fio quente, uma para o fio de retorno e uma para o terra. Compare o padrão de luz com a tabela fornecida pelo fabricante do testador. Se a polaridade estiver correta, todas as três luzes da maioria dos testadores acenderão.

Etapa 3

Teste várias tomadas no prédio para garantir que o testador esteja funcionando corretamente. Se o mesmo padrão aparecer repetidamente no testador, cada um indicando uma inversão de polaridade ou falha no aterramento, é possível que uma das lâmpadas do testador falhe. Se for esse o caso, substitua a lâmpada ou o testador e verifique as tomadas novamente.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Inversora bantam bivolt 145i polaridade direta e inversa 1 (Pode 2024).