Como melhorar o valor R do isolamento de minha casa?

Pin
Send
Share
Send

O isolamento de fibra de vidro é amplamente utilizado em sótãos e paredes laterais.

Embora o isolamento seja uma maneira infalível de reduzir os custos de energia e tornar a casa mais confortável, muitos proprietários não têm certeza se possuem isolamento suficiente no local. E alguns temem que haja lugares que devam ser isolados e que não sejam.

Uma definição importante

Há uma variedade de materiais de isolamento residencial disponíveis, mas sua capacidade de isolar é medida da mesma maneira: o valor R, que significa resistência ao fluxo de calor. Quanto maior o valor R, melhor o material impede que o calor se mova pelo material.

A fibra de vidro é o material isolante doméstico mais comum em edifícios residenciais, seguido por celulose e lã mineral. Todos os materiais fornecem valores R semelhantes na faixa de 2,5 a 4 por polegada de espessura. A fibra de vidro vem em mantas e rolos que se encaixam nas aberturas de construção padrão, como baias de pinos de parede e os espaços entre as vigas do teto. A disponibilidade, o custo e a facilidade de instalação do produto o tornam popular entre os construtores e contratados. Os valores R da fibra de vidro são impressos diretamente na embalagem, para que você possa ver um R-13 para uma manta de 3,5 polegadas de espessura projetada para pregos de parede. Celulose e alguns tipos de fibra de vidro são materiais de preenchimento solto. Eles são soprados no lugar com equipamento especial. Também existem placas de espuma rígidas e espumas de spray que têm aplicações específicas em casa.

Os códigos de construção especificam os valores-R mínimos que as casas devem ter em seus sótãos, paredes e pisos. O Energy Star, um programa da Agência de Proteção Ambiental, recomenda níveis de valor-R com base em zonas climáticas mais rigorosas que os códigos de construção. Essas recomendações fornecem um bom alvo para se atirar.

Aumentando o isolamento do sótão

A maior parte do isolamento é coberta por um material de acabamento; portanto, o local mais fácil para começar a medir os níveis de isolamento em muitas casas é no sótão, que geralmente é inacabado. As chances são de que já exista algum isolamento no sótão, mas se você puder ver as partes superiores das vigas do teto ou se houver apenas uma polegada ou duas de isolamento cobrindo as vigas, provavelmente não terá o suficiente.

Felizmente, os sótãos são locais fáceis para aumentar os níveis de isolamento com fibra de vidro ou celulose. Bastões adicionais podem ser colocados perpendicularmente aos bastões existentes. Isolamentos de preenchimento solto podem ser preenchidos com facilidade em torno de obstruções. Há algumas coisas a serem lembradas ao isolar ou reinsular um sótão.

  • A vedação do ar é tão importante quanto o isolamento. Os materiais de isolamento comuns retardam a perda de calor condutiva ou o fluxo de energia de uma molécula para a seguinte. Valor R significa resistência ao fluxo de calor. Pense em uma frigideira de ferro fundido acesa. Depois de um tempo, a alça da panela fica quente demais para tocar - isso é fluxo de calor condutor. Mas muitos produtos de isolamento fazem pouco para impedir o fluxo de calor através do ar em movimento. À medida que o ar quente sobe, procura aberturas para escapar para o sótão ou para o exterior. Existem dezenas de aberturas possíveis onde o ar condicionado pode entrar no sótão, incluindo penetrações de fiação e encanamento e aberturas para condutas e chaminés. Essas aberturas precisam ser conectadas como parte de um projeto de isolamento geral.
  • As luzes embutidas precisam de atenção especial. Algumas luminárias embutidas têm alojamentos que se projetam para o sótão; estes não podem ser cobertos com isolamento e requerem um espaço de três polegadas separando o equipamento do isolamento - uma situação que desperdiça muita energia. Uma alternativa é escolher luzes classificadas para contato de isolamento (rotulado como IC), o que significa que o equipamento pode estar em contato, ou mesmo coberto, com isolamento. Esses equipamentos classificados como ICAT vão um passo além, usando caixas que também são herméticas.
  • Preste atenção à ventilação do sótão. O espaço acima do isolamento do sótão precisa ser ventilado para o exterior, para que o ar úmido não condense nos componentes do edifício. Uma estratégia eficaz é uma combinação de aberturas de cumeeira e de intradorso. O ar externo é aspirado pelas aberturas do intradorso e sai das aberturas do cume. As aberturas do intradorso precisam ser mantidas afastadas do isolamento. Defletores instalados entre as vigas do telhado fornecem um caminho para o ar.

Aumentando o isolamento da parede

Além de fazer uma série de orifícios nas paredes externas da sua casa, é difícil avaliar a qualidade do isolamento da parede. Uma opção é trabalhar com um contratado ou auditor de energia que usa um dispositivo de imagem térmica. São ferramentas portáteis que detectam radiação na forma de perda de calor através de objetos sólidos. Eles podem ajudar a identificar falhas ou a ausência de isolamento.

Os dispositivos de imagem térmica podem identificar onde sua casa está perdendo calor devido à falta de isolamento.

Para adicionar isolamento a uma parede acabada, um contratado pode remover seções do revestimento externo e fazer furos entre os pernos da parede. Ele usará um material de preenchimento solto para preencher as baias dos pinos.

Se você planeja residir na casa, use um revestimento isolado sob o tapume. O revestimento geralmente tem menos de 2,5 cm de espessura, mas reforça o isolamento da parede. Talvez ainda mais importante, o revestimento ajuda a evitar a ponte térmica, que é a perda de calor através dos prisioneiros da parede. Os pinos de madeira ou metal conduzem o calor muito mais rápido que o isolamento entre os pinos; o revestimento isolado ajuda a impedir a perda de calor.

Áreas negligenciadas

Em uma casa com uso eficiente de energia, a área de estar aquecida e resfriada deve ser envolto em isolamento. O sótão e as paredes externas são pontos de partida óbvios, mas existem outros:

  • Paredes do porão. A parede dos porões acabados deve ser isolada. Uma opção é aderir um isolamento rígido de espuma às paredes de concreto e depois cobrir o isolamento com drywall. Outra é aplicar a espuma e construir uma parede de pinos 2x4 que pode ser preenchida com fibra de vidro ou isolamento de celulose. A parede 2x4 é útil para o encanamento e linhas elétricas.
  • Vigas da borda. As vezes chamado vigas de perímetro, essas são as vigas que criam o quadro para as vigas do piso. Eles geralmente conectam a fundação da casa à sua estrutura. Isole-os aderindo ao corte rígido da placa de espuma para caber entre as vigas do piso. Selar as bordas com a espuma expansível que vem em uma lata - essa técnica isolará e selará o ar de uma só vez.
  • Espaços de rastreamento não aquecidos. Há alguma controvérsia sobre como abordar este projeto. Tradicionalmente, os espaços de rastreamento eram ventilados para o exterior, e o piso acima do espaço era isolado com mantas de fibra de vidro. Mas muitas pessoas agora acreditam que os espaços de rastreamento devem ser selados e as paredes externas e as vigas do aro devem ser isoladas, geralmente com uma placa de espuma rígida. E o espaço de rastreamento deve se tornar parte do espaço condicionado da casa. Discuta este projeto com um profissional contratado. Ele ou ela identificará os problemas, se houver, que você tem agora e sugerirá maneiras de corrigi-los.

O isolamento instalado corretamente e nos lugares certos pode ajudar a tornar a casa eficiente em termos energéticos.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Isolamento acústico (Pode 2024).