As folhas da minha poinsétia têm um líquido leitoso

Pin
Send
Share
Send

As poinsétias prosperam a uma temperatura ideal de 15 a 30 graus Celsius e normalmente começam a florescer em outubro, um período que contribui para a popularidade da planta durante as festas de fim de ano. Eles costumam manter suas cores brilhantes até março. Quando um líquido leitoso aparece nas folhas da poinsétia, não há motivo para alarme.

Poinsétias florescem em outubro.

Seiva

É perfeitamente normal que as folhas de poinsétia tenham um líquido leitoso. Esta é a seiva da planta e é excretada regularmente nas folhas. O líquido branco leitoso é adequadamente chamado de látex, um termo derivado da associação da poinsétia à família Euphorbiaceae, que também inclui a seringueira (Hevea brasiliensis). O látex, é claro, está associado à borracha. A poinsétia também está relacionada à mamona (Ricinus).

Erupção cutânea

Indivíduos sensíveis ou alérgicos ao látex podem desenvolver uma erupção cutânea ao manusear poinsétias, especialmente se houver abundância de líquido leitoso nas folhas. O grau de irritação dependerá da pessoa. Os jardineiros que não têm certeza de sua sensibilidade a essa seiva devem usar luvas e todos devem evitar tocar nos olhos ao trabalhar com poinsétias. Nenhuma parte da planta é comestível, mas, contrariamente à opinião popular, a poinsétia não é venenosa.

Toxicidade

Um estudo de 1971 na Universidade Estadual de Ohio descobriu que ratos que receberam grandes quantidades de poinsétia não foram prejudicados. Além disso, os centros e as autoridades de controle de intoxicações estabeleceram que uma criança pesando 50 libras teria que consumir mais de 500 brácteas da planta antes que houvesse o menor motivo de preocupação. O desconforto pode resultar do consumo da planta, e o simples manuseio de folhas de poinsétia com líquido leitoso não resultará em envenenamento tóxico.

Doenças e Pragas

O líquido leitoso que sai das folhas de poinsétia não é o resultado de doenças ou infestações por insetos, embora a planta seja suscetível a doenças por podridão radicular que podem se desenvolver se o solo estiver muito úmido ou frio. Um fungicida pode ajudar a controlar esse problema. Pragas como moscas brancas e cochonilhas podem se alimentar das folhas de uma poinsétia, mas podem ser controladas lavando-as com um spray de água, esfregando as folhas com álcool ou aplicando um inseticida.

Pin
Send
Share
Send