Como tratar termicamente o aço ferramenta A-2

Pin
Send
Share
Send

O aço para ferramentas AISI A2 é um aço para ferramentas com alto teor de carbono e alta liga, projetado para ter excelente resistência ao desgaste e tenacidade. O aço é composto de 1% de carbono, 0,3% de silício, 0,6% de manganês, 5,3% de cromo, 1,1% de molibdênio e 0,2% de vanádio. O prefixo "A" no nome o designa como um aço endurecedor ao ar. Isso significa que ele endurece rapidamente em comparação com outros aços para ferramentas, dificultando o tratamento térmico.

O aço ferramenta A2 pode ser difícil de tratar termicamente.

Tratamento Térmico

Passo 1

Aqueça o aço a 1.560 graus Fahrenheit usando uma forja ou forno de tratamento térmico. Depois de aquecido, esfrie lentamente no forno, baixando a temperatura de 20 graus por hora para 1.200 graus. Isso alivia qualquer tensão dentro do aço.

Passo 2

Aqueça o aço lentamente por um período de 15 minutos até a temperatura crítica, o ponto em que o aço se torna não magnético. Para A2, a temperatura crítica é de 1.575 graus Fahrenheit, e o aço deve ter uma cor vermelho-cereja brilhante e clara.

Etapa 3

Segure o aço na temperatura crítica por 3 a 5 minutos. Esse período de tempo é conhecido como tempo de imersão e dá ao aço a chance de obter uma temperatura uniforme.

Passo 4

Retire o aço da forja e tempere com óleo. É importante manter o aço se movendo no óleo, pois uma barreira de vapor pode se formar ao redor do aço, se for deixada imóvel, impedindo que o aço obtenha um calor uniforme.

Etapa 5

Tempere o aço de acordo com o uso pretendido. Para A2, a temperatura de têmpera mais comum é de 300 a 800 graus Fahrenheit. Quando o aço atingir a temperatura pretendida, mantenha-o nessa temperatura por duas horas e deixe esfriar no ar.

Pin
Send
Share
Send