As desvantagens de um disjuntor em miniatura

Pin
Send
Share
Send

Os disjuntores em miniatura, ou MCBs, são de dois tipos comuns. Os disjuntores térmicos usam uma tira bi-metálica interna que se dobra de acordo com a quantidade de corrente que passa por ela. Sob condições de sobrecarga, a tira se dobra o suficiente para ativar o mecanismo de disparo do disjuntor. Os MCBs termomagnéticos usam uma tira bi-metálica interna e um mecanismo eletromagnético, que protege contra sobrecargas maiores e curtos-circuitos.

Um MCB evita sobrecargas que podem danificar os dispositivos conectados a um soquete.

Despesa

Embora existam opções baratas, os MCBs de baixo custo oferecem proteção limitada contra curtos-circuitos. Aplicações em que as correntes de curto-circuito podem exceder 1.000 ampères requerem disjuntores mais caros. Os disjuntores em miniatura que protegem acima de 1.000 amperes tendem a custar mais do que outros tipos de disjuntores.

Vulnerabilidade ao Calor

Os disjuntores em miniatura mostram alta suscetibilidade a mudanças de temperatura em seu ambiente operacional. À medida que a temperatura aumenta no ambiente circundante ou através do calor da corrente elétrica, ela afeta a flexão da tira de metal, diminuindo a capacidade de corrente do disjuntor. Disjuntores em miniatura projetados para compensar um pouco essa desvantagem podem reduzir os efeitos das mudanças de temperatura, mas isso aumenta o custo do já caro MCB.

Trip lento

Os disjuntores em miniatura reagem mais lentamente a sobrecargas do que outros disjuntores, como um recurso projetado para impedir que ele tropeça toda vez que ocorre um pico menor. Os MCBs do tipo C são projetados para disparar entre cinco e 10 vezes a corrente normal de carga total. Os disjuntores do tipo D reagem a oscilações de 10 a 20 vezes a carga normal. Os disjuntores miniatura do tipo B reagem mais rapidamente, entre três e 4,5 vezes a corrente normal de carga total, mas só são úteis em ambientes com pouco risco de surtos, como em circuitos de iluminação incandescente.

Envelhecimento e desgaste

As tiras de metal dos disjuntores em miniatura se desgastam à medida que envelhecem, e isso pode reduzir o tempo de reação do disjuntor. Esse atraso diminuirá a capacidade do disjuntor de disparar em tempo hábil, expondo o circuito e quaisquer componentes eletrônicos conectados a danos causados ​​por sobretensões e sobrecargas.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Diferença entre disjuntores Din e Nema, Isso existe? - DESCOMPLICANDO COM THIAGO (Pode 2024).