Como funciona uma bomba de água elétrica

Pin
Send
Share
Send

Principalmente, muitos tipos diferentes de bombas podem ser usados ​​para bombear água. O tipo mais comum, no entanto, é a bomba centrífuga. Uma bomba centrífuga é alimentada por um dispositivo chamado impulsor. O impulsor é um pouco como uma turbina. Possui muitas lâminas curvas, que canalizam a água através da bomba.

A bomba centrífuga

Como o impulsor funciona

O impulsor gira muito rápido. As pás curvas canalizam a água para os olhos, ou para o centro do impulsor, mas essa água flui para o exterior das pás. Como o impulsor se move rapidamente, a força centrífuga comprime a água contra a parte externa da lâmina. Essa pressão faz a água disparar para a frente em um jato de alta velocidade para fora do impulsor. Essa velocidade cria pressão no lado de saída da bomba, empurrando a água através do tubo.

O motor

Bombas de água elétricas menores, como as usadas em residências, geralmente possuem pequenos motores de corrente contínua. O motor DC está contido em uma caixa selada conectada ao impulsor e o aciona por meio de uma simples engrenagem. No centro do motor, há um rotor com bobinas ao redor. Ao redor dessas bobinas existem ímãs, que criam um campo magnético permanente que flui através do rotor. Quando o motor liga, a eletricidade percorre as bobinas, produzindo um campo magnético que repele os ímãs ao redor do rotor, fazendo com que o rotor gire 180 graus. Quando o rotor gira, a direção da eletricidade nas bobinas oscila, empurrando o rotor novamente e fazendo com que ele gire o resto do caminho. Através de uma série de empurrões, o rotor continua girando, acionando o impulsor e alimentando a bomba.

Pin
Send
Share
Send