Placa de bloco vs. Madeira compensada

Pin
Send
Share
Send

A escolha entre placa de bloco ou madeira compensada depende do projeto. Se você deseja uma superfície acabada lisa e a força do painel não é um fator importante, a placa de bloco é uma boa escolha. Mas se a força é mais importante, o compensado é uma escolha melhor. Por exemplo, o compensado pode ser usado para estender um subpiso para ladrilhos e madeira de lei, enquanto o bloco de tábuas é inadequado e pode esmagar o tráfego de pedestres.

A madeira compensada é mais adequada para projetos que exigem um material de superfície forte.

Blockboard

A placa de bloco é um pedaço de madeira com núcleo de madeira compensada e painéis finos de verniz nos lados superior e inferior. O núcleo de madeira compensada é feito de tiras de madeira maciça, e um painel de placa de bloco acabado normalmente varia em profundidade de cerca de 3/8 de polegada a 1 3/4 de polegada. A placa de bloco é feita apenas para uso interno, porque as tiras de madeira são coladas com colas internas e as camadas são prensadas a quente para formar um painel sólido. Como resultado, se a placa de bloco for usada ao ar livre, as camadas irão, com o tempo, delaminar e desgrudar. A placa de bloco é frequentemente usada para peças de móveis, como mesas e mesas.

Madeira compensada

A madeira compensada é um dos materiais de madeira mais versáteis disponíveis. É composto por finas folhas de madeira coladas sob pressão. A madeira compensada é usada para fins internos, como pisos e fabricação de móveis, e para fins externos, como revestir um telhado. A madeira compensada é classificada com duas letras de A a D, com base na aparência dos painéis frontal e traseiro. Por exemplo, um painel com uma classificação "AC" possui uma frente suave e um número mínimo de nós na frente, representando a classe A, enquanto a classe C indica que a parte traseira possui nós e imperfeições visíveis.

Semelhanças

A madeira compensada e a placa de bloco são vendidas em painéis e estão prontamente disponíveis em lojas de madeira e artigos para a casa. Você pode usar qualquer um deles para projetos de interiores, como móveis e armários. No entanto, eles não são materiais flexíveis e não podem ser usados ​​para aplicações que exigem uma aresta curva, por exemplo, ou uma que exija roteamento para criar ranhuras. O compensado e a placa de bloco são adequados apenas para superfícies planas, como portas de armários ou superfícies de mesas. Você também pode preparar e pintá-los ou adicionar um laminado à superfície, se desejar um acabamento de madeira para o seu projeto. Ambos são fáceis de serrar e cortar com ferramentas comuns, como uma serra circular ou serra de gabarito. Eles também aderem bem aos adesivos, incluindo cimento de contato e produtos líquidos para unhas.

Diferenças

Um painel de madeira compensada exibe as características de grão da madeira, enquanto um painel de placa de bloco não exibe grão. Portanto, se você usa uma placa de bloco e deseja que ela exiba um grão, é necessário aplicar uma folha de laminado em um ou nos dois lados do painel. A placa de bloco tem uma superfície lisa para que você não precise lixá-la. Se você quiser evitar o lixamento, precisará usar madeira compensada com uma classe A na lateral do painel que será exibida. Placa de bloco não é classificada.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: MDF, MDP ou Compensado? Empoeirados (Pode 2024).