Como a buganvília se reproduz?

Pin
Send
Share
Send

Uma das razões pelas quais as buganvílias (Bougainvillea spp.) Produzem uma exibição tão duradoura e colorida é que as estruturas brilhantes consideradas "flores" são brácteas de papel ao invés de flores verdadeiras. Cada bráctea tem uma pequena flor branca e tubular em sua base. As brácteas permanecem com o aspecto fresco da cernelha da flor, geralmente por vários meses. Existem muitas variedades e híbridos, com plantas resistentes nas zonas de resistência 10 a 11 do Departamento de Agricultura dos EUA, embora possam sobreviver aos danos do inverno na zona 9. Geralmente reproduzidas por estacas enraizadas, as buganvílias também podem crescer a partir de sementes.

Crédito: M-KOIZUMI / iStock / Getty Images Um close-up de brácteas rosa buganvílias em um arbusto.

Tomando estacas de caule

Porque você recebe um duplicado exato da planta-mãe, o enraizamento de um corte é uma maneira de obter a cor e a forma de crescimento das buganvílias que você deseja. Propagação do tempo durante o verão, quando os galhos ainda estão crescendo na ponta, mas começam a endurecer parcialmente no caule. Primeiro, limpe as tesouras de poda com um pano embebido em álcool para evitar a propagação de doenças. Em seguida, faça um corte de ponta de 6 a 8 polegadas de comprimento que mostra alguma formação de casca na base. Remova todas as folhas, exceto duas ou três, na ponta do corte.

Enraizamento de estacas de caule

Para estimular os tecidos-tronco a formar raízes, mergulhe a extremidade nua do corte no hormônio de enraizamento, certificando-se de que ele entre em contato com a extremidade cortada e os locais onde as folhas foram arrancadas. Toque em qualquer pó hormonal extra. Em seguida, cole o corte em uma panela de 5 cm que foi preenchida com uma mistura úmida de meia turfa e meia perlita. Coloque o corte sob luz indireta brilhante dentro de um saco plástico. Mantenha o meio de enraizamento úmido e aguarde a formação de novas folhas, indicando que o corte está enraizado.

Hastes de estratificação

Outra maneira de obter uma haste para enraizar é colocá-la em camada enquanto ela ainda está na planta. Na primavera, localize um caule próximo ao solo que mostre novo crescimento. Dobre-o ao chão, ferir o caule com uma faca afiada e limpa e cubra a ferida com hormônio de enraizamento. Enterre a área ferida sob o solo, segurando-a com um pedaço de arame dobrado ou com uma pedra. Aguarde até que novas raízes se formem e, em seguida, corte o caule entre a área enraizada e a planta mãe, transplantando o novo corte para o novo local do jardim. Buganvílias são sensíveis à perturbação das raízes, por isso evite danificá-las.

Buganvílias Hibridadoras

Uma das maneiras de obter novas variedades de buganvílias é hibridar espécies e variedades existentes, polinizando-as cruzadamente para obter sementes. este recombina material genético, pegando um conjunto de cromossomos do progenitor masculino portador de pólen e um conjunto do progenitor feminino, que carrega as sementes.

Buganvílias polinizadoras

Para transferir o pólen, selecione um pai masculino que tenha uma flor recém-aberta e escolha uma flor. Divida o tubo floral e localize os estames caules dentro da flor, cada um com um suporte de pólen antera no seu fim. Colete um pouco do pólen em um cotonete. Depois de escolher uma mãe, abra a parte superior de uma flor para localizar o órgão reprodutor feminino chamado pistilo, que tem uma ponta romba e é mais curto que os estames. Toque na ponta com o cotonete revestido de pólen. Marque a flor polinizada e aguarde o fruto de 1,2 cm de comprimento se formar na base da flor.

Crescendo a partir de sementes

Quando o fruto da buganvília estiver seco e duro, colete as sementes. Encha uma panela de 10 cm com uma mistura sem solo que contenha perlita. Use uma panela com orifícios de drenagem. As sementes não precisam de pré-tratamento, então espalhe-as uniformemente na superfície do meio. Cubra as sementes com cerca de 1/4 de polegada da mistura, tampe-a e regue a panela até que a água passe pelos orifícios de drenagem. Coloque a panela sob luz indireta brilhante e mantenha o solo úmido. Depois que as sementes germinarem e tiverem vários conjuntos de folhas verdadeiras, transfira cada uma para um vaso de 10 cm cheio com a mistura sem solo, perturbando as raízes o mínimo possível durante o transplante e a rega das mudas.

Pin
Send
Share
Send