Como usar o ácido muriático para limpar o concreto

Pin
Send
Share
Send

Caminhos de concreto e calçadas são elegantes e resistentes, mas não indestrutíveis. Mofo, ferrugem e outras manchas podem prejudicar a beleza limpa de seu concreto, diminuindo o impacto visual e até mesmo a contenção de sua propriedade. Enquanto algumas manchas podem ser lavadas com uma lavadora de alta pressão, manchas mais difíceis, como ferrugem, exigem um limpador à base de ácido, como o ácido muriático.

Como usar o ácido muriático para limpar o concreto

Entendendo o ácido muriático

O ácido muriático é basicamente ácido clorídrico, que é o gás hidrogênio dissolvido na água. Este é o mesmo tipo de ácido encontrado no estômago. O ácido muriático é o produto de limpeza à base de ácido mais forte disponível ao público e deve ser manuseado com cuidado. Ele pode queimar sua pele e estragar a maioria dos materiais, incluindo o metal, por isso é vendido em um tipo específico de plástico e não deve ser armazenado em mais nada. O ácido muriático libera vapores fortes, portanto nunca deve ser usado em ambientes fechados ou quando crianças ou animais de estimação estão por perto.

Reúna seus equipamentos e suprimentos

Muitas vezes, é possível pular equipamentos de segurança por causa de avisos excessivamente zelosos, mas esse não é o caso do ácido muriático. Para trabalhar com esse produto químico muito forte, você precisa de mangas e calças compridas para proteger seus braços e pernas. Use roupas velhas que possam ser descartadas quando o projeto terminar ou verifique se a sua loja local de ferragens ou acessórios para a casa tem macacões descartáveis ​​resistentes a ácidos. Luvas resistentes a ácidos devem cobrir suas mãos e antebraços, e você precisará de um respirador com um filtro resistente a ácidos e óculos de proteção se não for um respirador facial.

Cubra qualquer folhagem ou mobiliário de exterior com plástico antes de começar. Mantenha um suprimento pronto de cal para jardinagem e água limpa e fresca por perto, em caso de derramamento ou respingo acidental.

Misture e aplique a solução

O ácido muriático deve ser diluído com água antes do uso. A diluição mais fácil de lembrar é de 1 xícara de ácido a 1 galão de água. Se você precisar de uma solução mais forte, misture 1 parte de ácido a 10 partes de água. Sempre adicione o ácido à água, nunca o contrário, ou você pode causar uma reação de calor que pode fazer a solução sair do recipiente. Adicione água fria ao seu recipiente e, usando equipamento de proteção completo, despeje lentamente o ácido muriático.

Use um pulverizador para absorver os pontos que precisam de limpeza. As manchas mais difíceis também podem precisar ser lavadas com uma escova dura e com cerdas de arame. Nunca misture outros produtos químicos com ácido muriático.

Depois que as manchas desaparecerem, lave a área cuidadosamente com água fria e deixe secar. Se derramar o ácido muriático, cubra-o com uma espessa camada de limão. Isso causará uma reação química e fará a área borbulhar e fracassar. Depois que o espumante parar completamente, o derramamento pode ser enxaguado.

Limpar com segurança após o uso

Não derrame ácido muriático na pia, no vaso sanitário ou no ralo da chuva, pois ele pode comer através de canos e dissolver selos de borracha e solda. Use o sistema de eliminação de resíduos perigosos da sua comunidade, se houver, ou neutralize o ácido muriático antes de descartá-lo.

Isso pode ser feito misturando 4 xícaras de limão e 1 litro de água em um balde de 5 litros. Adicione lentamente o ácido muriático. Use seu respirador e luvas e incline-se o mais longe possível do balde para minimizar o risco de respingos. Adicione pequenas quantidades de cal e ácido muriático até que o excesso de ácido acabe e a solução não esteja mais fervendo. Agora que o ácido muriático foi neutralizado, ele pode ser derramado em qualquer ralo.

Pin
Send
Share
Send