Aplicação de acabamento transparente com pincel na madeira

Pin
Send
Share
Send

Crédito: Vitalij Sova / iStock / GettyImages A preparação é a chave para um ótimo acabamento.

Os acabamentos claros são um pouco mais exigentes do que os opacos, como a tinta, principalmente quando aplicados em madeira para interiores, como móveis, mesas e pisos. Os acabamentos à base de solvente, como a laca, secam muito rapidamente, portanto é necessário aplicá-los por pulverização, a menos que você use um produto que inclua um retardador para retardar a evaporação. Os vernizes à base de água, por sua vez, podem mostrar riscos e bolhas se você não tomar cuidado ao escová-los. Os produtos que contêm solventes à base de óleo são os acabamentos claros mais fáceis de serem escovados, mas, como secam mais lentamente, são mais propensos a coletar poeira ambiental enquanto ainda são pegajosos. Não importa qual acabamento claro você use, você obterá os melhores resultados aplicando várias camadas e lixando entre elas.

Como aplicar um acabamento transparente à base de água com pincel

A composição química dos acabamentos à base de água é tal que a maioria dos produtos se espuma quando você cria turbulência com um palito ou uma escova. O truque para obter ótimos resultados é reduzir ao mínimo a turbulência, mexendo e escovando lenta e deliberadamente. Se você receber bolhas, e elas secarem no acabamento, geralmente você poderá lixá-las, mas precisará aplicar outra camada para concluir o trabalho de escondê-las.

Embora os acabamentos à base de água sejam menos "fedorentos" e produzam menos fumaça do que os produtos à base de solvente, revise os rótulos dos produtos com cuidado e certifique-se de ventilar seu espaço adequadamente. Se o produto exigir equipamento de proteção respiratória, siga esta recomendação.

Coisas que você precisa

  • Agite a vara

  • Proteção respiratória (se necessário)

  • Escova de cerdas sintéticas

  • Lixa (grão 220)

  • Pano aderente

Etapa 1 Abrir e mexer

Abra a lata de acabamento lentamente e mexa delicadamente o conteúdo com um palito. Continue mexendo até que todo o sedimento no fundo da lata tenha sido misturado e o produto tenha uma cor esbranquiçada uniforme.

Etapa 2 Aplique a primeira demão

Escolha um pincel sintético de alta qualidade para aplicar o acabamento. Evite escovas de cerdas naturais, que ficam moles ao escovar produtos à base de água. Verifique a escova quanto a cerdas soltas e retire-as antes de começar. É sempre frustrante encontrar uma cerda embutida no acabamento endurecido. Carregue a escova para que cerca de 1/3 da cerda esteja molhada com verniz. Aplique na superfície da madeira, escovando paralelamente ao grão, usando pinceladas uniformes. Evite escovar demais; simplesmente verifique se a seção possui uma cobertura fina e completa de acabamento.

À medida que você continua aplicando o acabamento, comece a aplicar a nova pincelada em uma área seca, colocando o pincel de volta em uma área molhada. Isso é conhecido como "pintar em uma borda molhada". Finalize cada pincelada em uma área já úmida, levantando-a suavemente da superfície no final da pincelada. Sobreponha cada pincelada anterior em cerca de metade da largura do pincel.

Passo 3 Areia Entre Casacos

Deixe o acabamento secar, o que geralmente leva de uma a duas horas. Isso pode variar dependendo das condições climáticas, portanto teste o acabamento com os dedos; está seco quando a superfície não se sente mais pegajosa ao toque.

Quando a primeira demão estiver seca, esfregue levemente a superfície com uma lixa de grão 220. Limpe o pó de lixar com um pano aderente.

Etapa 4 Aplique a segunda camada

Depois de limpar o pó da areia, aplique uma segunda camada de verniz, usando o mesmo processo que a primeira camada. Limpe seu pincel com água e sabão.

Dicas

Geralmente, duas demãos são suficientes ao escovar em um acabamento à base de água ou solvente, mas nada impede você de aplicar mais se você deseja dar à peça proteção e brilho extras.

Se você deseja criar um acabamento vítreo em uma mesa ou bancada, lixe a penúltima demão com uma lixa úmida / seca umedecida de 400 grãos e aplique uma demão final de verniz. Depois que a demão final secar por cerca de 24 horas, lustre-a com cera e lã de aço muito fina.

É possível escovar os vernizes à base de água e à base de óleo, mas certifique-se de usar pincéis adequados ao tipo de verniz.

Como aplicar acabamento transparente à base de solvente com pincel

No contexto de acabamentos de madeira, as palavras "à base de solvente" se referem a uma que não é à base de água. O solvente usado nesses produtos é geralmente aguardente de terebintina ou mineral, ou pode ser uma combinação de qualquer número de solventes de hidrocarbonetos, como tolueno, hexano ou metiletilcetona. É um uso paradoxal da linguagem, já que a água é um solvente melhor do que qualquer um desses produtos químicos, mas tudo o que você precisa lembrar é que a água não se mistura com um produto à base de solvente, portanto, você precisa limpar com aguarrás ou diluente depois de usar esses vernizes.

Coisas que você precisa

  • Proteção respiratória

  • Agite a vara

  • Escova de cerdas naturais

  • Lixa

  • Pano aderente

  • Aguardentes minerais ou aguarrás para limpeza

  • Trapos

A aplicação de vernizes à base de solvente é exatamente a mesma que para acabamentos à base de água (veja acima), com uma exceção: com vernizes à base de solvente, você pode usar pincéis de cerdas sintéticas ou naturais para aplicação. A maioria dos profissionais prefere usar uma escova de cerdas naturais de alta qualidade com acabamentos à base de solvente.

Um acabamento à base de solvente seca mais lentamente que um à base de água, e isso dá tempo para escoar e criar uma superfície lisa. Esta é a razão pela qual os profissionais de madeira usam vernizes à base de solvente e não à base de água. As marcas de pincel tendem a desaparecer, e borbulhar raramente é um problema. Porém, como o acabamento não se mistura à água, qualquer umidade retida no acabamento o torna nublado, por isso é importante garantir que a peça que você está finalizando esteja seca e evitar trabalhar em clima úmido.

Entre camadas de verniz, lixe a superfície com uma lixa muito fina e limpe o pó da areia.

Geralmente, você só precisa de duas demãos de verniz à base de solvente para obter um bom acabamento, mas pode aplicar quantas demãos quiser. Deixe a camada anterior secar por 12 a 24 horas antes de aplicar uma nova. Use uma escova de cerdas naturais com uma borda limpa para espalhar o verniz à base de solvente. É mais flexível que uma escova de cerdas sintéticas e, como você não a expõe à água, não precisa se preocupar com flacidez.

Normalmente, os acabamentos à base de solvente têm mais fumaça do que os produtos à base de água; portanto, trabalhe em condições bem ventiladas e use qualquer aparelho de respiração recomendado pelo fabricante do verniz.

Limpe seu pincel com álcool mineral ou aguarrás.

Aplicação de acabamento transparente em um piso de madeira

A maioria dos vernizes para pisos são produtos à base de água.

Se você estiver reformando seu piso, aplicar uma camada de verniz é o último passo. Muitos acabamentos de piso projetados para uso em bricolage são produtos de poliuretano à base de água, e você deve tomar precauções anti-bolha ao aplicá-los. Mexa devagar e evite turbulências.

Um piso é muito grande para ser coberto com um pincel, exceto pelas bordas e cantos. Uma almofada de tinta na extremidade de um bastão de extensão de 1,20 m é uma ferramenta de aplicação melhor, mas se você tiver muito espaço para cobrir, considere comprar um aplicador de acabamento de barra em T. É um cilindro de espuma ponderada preso a uma alça longa. Com esta ferramenta, você pode cobrir um piso típico da sala de estar em cerca de 30 minutos.

Um aplicador de acabamento de barra em T é a maneira mais rápida de aplicar um acabamento de piso claro.

Para melhores resultados, você precisará de um amortecedor vertical para "filtrar" o piso entre cada camada de acabamento. Essas ferramentas estão disponíveis para locação em centros de aluguel de ferramentas ou home centers. Um piso muito pequeno pode ser rastreado usando uma lixadeira orbital menor operada com as mãos e os joelhos, mas para a maioria dos espaços, uma ferramenta de aluguel facilitará o trabalho.

Coisas que você precisa

  • Aspirador de pó

  • Pano aderente

  • Ventilador

  • Aplicador de acabamento

  • Tampão de chão

  • Tela de lixa 120 grãos

  • Lixadeira orbital com tela de lixa de 120 grãos

O piso está pronto para o acabamento quando a lixagem estiver concluída, toda a poeira foi aspirada e removida do chão e você aplicou qualquer mancha usada para colorir a madeira. Depois que a mancha secar, é uma boa idéia passar um pano de aderência no chão mais uma vez para remover o pó perdido antes de aplicar o acabamento superior transparente.

Etapa 1 Prepare o espaço

Antes de começar, certifique-se de planejar o trabalho para não se pintar em um canto. Comece a aplicar o acabamento no lado da sala mais distante da saída. Todos os acabamentos, até os produtos à base de água, emitem gases até certo ponto, então abra uma janela ou use um exaustor para direcionar os gases para fora das áreas de estar.

Desligue o forno de ar forçado / sistema de ar condicionado enquanto aplica o acabamento. O ar que sopra do duto pode transportar poeira que pode assentar no acabamento úmido.

Etapa 2 Despeje o acabamento no chão

Comece derramando uma longa linha de acabamento no chão, a cerca de 15 cm da parede mais distante, paralela ao grão de madeira. Tome cuidado para não deixar o acabamento respingar em madeira e paredes.

Etapa 3 Espalhe o acabamento

Coloque o aplicador no chão e puxe-o lentamente pela linha de acabamento líquido, movendo-se paralelamente à parede. À medida que o acabamento se acumula atrás do aplicador, incline levemente a ferramenta para permitir que o acabamento líquido flua para longe da parede.

Desenhe o aplicador ao longo de todo o comprimento do piso, faça uma inversão de marcha e puxe-o de volta pela linha de acabamento até o ponto inicial. Continue desta maneira, adicionando mais acabamento, conforme necessário, para cobrir todo o piso.

Dicas

Se você estiver espalhando um acabamento à base de água, evite bolhas mantendo o aplicador firmemente no chão, mesmo ao fazer uma curva. Trabalhar lenta e deliberadamente também evitará a formação de bolhas.

Etapa 4 Tela da superfície

Rastreie o acabamento após a secagem, usando um tampão de piso equipado com uma tela de lixa de 120 grãos. Esse procedimento é análogo a arranhar um pedaço de madeira com uma lixa entre camadas de acabamento - ele áspera levemente a superfície e dá um "dente" para que a segunda camada de acabamento possa se unir melhor. Tome cuidado para não sobrecarregar a superfície - o objetivo é apenas enrugar a superfície, não retificar o acabamento.

Em áreas onde o buffer vertical não foi capaz de alcançar, você pode usar uma lixadeira orbital manual equipada com uma tela de lixa de 120 grãos para tornar o acabamento mais áspero. Ou simplesmente lixe manualmente essas áreas com um pedaço solto de tela de lixar.

Após a triagem, aspire o chão completamente e, em seguida, passe um pano aderente sobre o piso para remover qualquer resíduo de lixa restante.

A triagem da primeira demão de revestimento do piso com uma máquina de polimento vertical fará com que a segunda demão adira melhor.

Etapa 5 Aplicar camadas adicionais de acabamento

Aplique uma segunda camada de acabamento da mesma maneira que a primeira. Revestimentos adicionais podem ser aplicados conforme necessário. Certifique-se de filtrar e limpar a superfície antes de cada camada de acabamento adicional. A maioria dos finalizadores profissionais aplica três camadas de acabamento. Não rastreie a demão final.

Pin
Send
Share
Send