Por que o detergente é uma base?

Pin
Send
Share
Send

O detergente foi criado pela primeira vez em 1916 como uma resposta à falta de gordura causada pela Primeira Guerra Mundial. Constantes melhorias foram feitas em seu poder de limpeza. Uma consideração primária nas últimas décadas é o impacto ambiental dos produtos químicos detergentes.

Uma pequena quantidade de sabão também é usada na fabricação de detergentes para aumentar a formação de espuma.

Criação

Quando uma gordura ou óleo é misturado com produtos químicos, como hidróxido de sódio ou potássio, produz sais de ácidos graxos - também conhecidos como sabão. A escala alcalina a ácida ou base varia de 1 a 14, com os compostos alcalinos de 1 a 6 e os compostos base de 8 a 14. Os compostos 7 são considerados neutros. O sódio, o hidróxido de potássio ou outros produtos químicos substitutos caem no lado alto da medição de alcalinos / ácidos.

Compostos químicos

Por definição, isso torna qualquer composto derivado desses produtos químicos um composto ácido ou básico. O detergente apenas substitui a gordura por um surfactante sintético, deixando o resto do processo praticamente o mesmo. Os detergentes não são exatamente 11 na escala, com amônia um pouco abaixo dos 12 anos e alvejante um pouco mais.

Escala de ph

Os compostos do detergente molham a roupa e envolvem os óleos e a sujeira na superfície da roupa. Isso tira as manchas da superfície e as deposita na água. Esse processo usa a parte do detergente chamada surfactante.

Pin
Send
Share
Send