Como funciona um sistema de refrigeração com amônia?

Pin
Send
Share
Send

Os sistemas de refrigeração com amônia operam de maneira semelhante aos sistemas de fluorocarbonetos, mas apresentam várias diferenças importantes. Embora você normalmente não encontre um sistema à base de amônia em uma casa (a amônia é uma substância muito tóxica e os refrigeradores são muito caros), eles são usados ​​em fábricas que precisam de grandes dispositivos de refrigeração que podem resfriar substâncias rapidamente.

Refrigeração

Um sistema de refrigeração é baseado em um tipo de gás refrigerante, que é constantemente executado pelo sistema para coletar e dispersar calor. Esses gases são feitos de muitas substâncias diferentes - a maioria dos refrigerantes domésticos é na verdade uma mistura sintética projetada para eficiência, mas a versão à base de amônia simplesmente usa amônia. Qualquer que seja o tipo de gás, ele é passado por vários dispositivos, incluindo um compressor, condensador, dispositivo de expansão e evaporador.

Amônia como refrigerante

Cada parte de um refrigerador é projetada para alterar o estado do gás de alguma maneira. Ao alterar o estado do gás, o sistema também altera sua temperatura e quanto calor ele carrega. O compressor, por exemplo, aquece o gás e aumenta sua pressão, permitindo reter grandes quantidades de calor. O condensador muda o gás para um líquido, permitindo a perda de um pouco de calor no processo, enquanto o dispositivo de expansão transforma o líquido novamente em um gás frio, liberando a maior parte do calor que retém. O evaporador resfria o gás em um vapor resfriado que está pronto para ser circulado de volta pelo sistema. É assim que todos os refrigeradores removem o calor de seus compartimentos e o dispersam.

Os refrigeradores de amônia nas configurações de fábrica precisam esfriar muito rapidamente. Enquanto os refrigeradores domésticos levam alguns minutos para iniciar o resfriamento após o início, esse atraso não é aceitável em um ambiente de fabricação. Para iniciar a refrigeração imediatamente, a amônia é distribuída entre os vasos de pressão que separam a amônia líquida do gás, armazenam o refrigerante e o enviam para diferentes partes do sistema quando necessário. Por outro lado, um refrigerador de hidrocarboneto não possui vasos de pressão.

Benefícios da amônia

Os refrigeradores à base de amônia não precisam recombinar constantemente os óleos em seus sistemas para funcionar corretamente, para que os óleos sejam rapidamente drenados em vez de dissolvidos novamente no gás. Os sistemas de amônia também são capazes de lidar com a coleta acidental de água em alguns tubos, algo com que os sistemas de hidrocarbonetos não podem funcionar. A água ainda precisará ser drenada, mas a amônia pode funcionar mesmo com a presença de água. Obviamente, esses fatores positivos também trazem algumas desvantagens. A amônia é um produto químico muito cáustico e os sistemas de amônia devem ser feitos com aço ou níquel. Nenhuma tubulação de cobre ou à base de cobre pode ser usada.

Pin
Send
Share
Send