Como identificar um fusível de vidro

Pin
Send
Share
Send

Se você tem um eletrodoméstico que parou de funcionar, é possível que ele tenha queimado um fusível. Muitos fusíveis são feitos de vidro e podem ser substituídos se você conseguir identificá-los. É possível fazer várias observações físicas sobre o fusível médio para ajudar a determinar que tipo ele pode ser. Além disso, muitos fusíveis possuem marcações que identificam a velocidade do elemento, a classificação de tensão ou as informações do fabricante.

Como identificar um fusível de vidro (Jiradelta / iStock / GettyImages)

Tipos de fusíveis

Os fusíveis são fornecidos em vários tipos e tamanhos. Um desses tipos são os fusíveis de vidro, que também podem ser fusíveis de sopro lento ou fusíveis de ação rápida. É essencial que você substitua um fusível queimado por outro do mesmo tipo.

Os fusíveis de sopro lento são capazes de acomodar uma carga de energia mais pesada, mas podem fazê-lo apenas por um curto período de tempo. Por outro lado, os fusíveis de ação rápida explodem rapidamente para que possam abrir um circuito elétrico.

Tabela de identificação de fusíveis

Para identificar o tipo de fusível que você precisa substituir, consulte uma tabela de identificação de fusíveis. Você também pode seguir algumas estratégias básicas para determinar suas características. Comece examinando a parte inferior do fusível, onde o tubo é selado por metal. Muitas vezes, há texto impresso nesta parte do fusível. Você pode lê-lo a olho nu ou pode precisar usar uma lupa para decifrá-lo.

Marcações em um fusível

Você pode dizer ao material que é feito um fusível, mesmo sem ver as marcações em uma extremidade. Os fusíveis são geralmente feitos de vidro, plástico ou cerâmica. Tocando ou olhando o objeto, isso pode se tornar aparente.

Se o texto do fusível exibir "AG", você saberá que está lidando com um fusível de vidro. No lado oposto a esta marcação, estará a leitura de tensão. É essencial que você substitua um fusível por outro da mesma leitura de tensão para proteger a integridade do seu aparelho doméstico.

As marcações de velocidade do fusível também são comumente incluídas na parte externa de um fusível. De maneira geral, os fusíveis menores tendem a usar letras como F, M ou T e os fusíveis maiores identificam a velocidade do elemento usando códigos como gL, gG ou aM. Outros fusíveis usam termos como ação lenta ou ação rápida. Se nenhuma velocidade do elemento estiver marcada, você precisará identificar o fabricante do fusível e usar outras informações para determinar sua velocidade.

As leituras de tensão geralmente são impressas em um fusível. Eles podem indicar que a tensão para as correntes CA e CC ou uma ou outra podem ser observadas apenas. A leitura pode aparecer como "32VDC", por exemplo, para indicar um fusível de 32 volts quando usado em um DC atualmente. Outro fusível pode ler "600VAC / 450VDC" para indicar um fusível capaz de 600 volts em uma corrente CA e 450 volts em uma corrente CC.

Pin
Send
Share
Send