Solução de problemas de purificadores de ar

Pin
Send
Share
Send

Purificadores de ar empregam uma série de estratégias para filtrar contaminantes do ar. Alguns usam filtros de ar de partículas de alta eficiência (HEPA) para capturar partículas microscópicas, enquanto outros geram íons para ligar partículas e depositá-las no ar em um processo conhecido como precipitação eletrostática. Além disso, alguns purificadores de ar irradiam o ar com luz ultravioleta e outros empregam filtros de eletreto que usam fibras sintéticas para criar uma carga estática para capturar partículas. Quando ocorrem problemas com qualquer purificador de ar, geralmente é hora de limpar ou substituir os filtros.

Quando um purificador de ar funciona mal, geralmente é porque os filtros estão sujos.

Um purificador de ar gerador de íons é como um bug Zapper

Purificadores de ar eletrostáticos geram um campo elétrico para carregar partículas atraídas pela grade por um ventilador interno. As partículas carregadas (íons) continuam em uma segunda câmara, onde placas carregadas de maneira oposta as removem do ar. Cada partícula que atinge a placa gera uma explosão de energia e, se for grande o suficiente, há energia suficiente para criar um som audível. É o mesmo som que você ouve quando um mosquito entra em contato com o campo carregado de um zapper.

Cuidado com a umidade - Você pode ouvir um número maior que o normal de estouros de um purificador de ar eletrostático quando o ar está particularmente empoeirado e pode ouvir ainda mais estouros quando a umidade é alta. A umidade do ar pode condensar nos eletrodos e nos fios dos eletrodos e causar um curto-circuito no sistema. Quando isso acontece, os pops podem ocorrer tão intimamente juntos que se transformam em um som crepitante. Você pode parar o estalido desconectando a máquina e limpando os eletrodos e os fios com um pano seco.

Hora de limpar o filtro - Quando um purificador de ar eletrostático começa a estourar excessivamente no ar seco e empoeirado, normalmente significa que os filtros estão sujos. Você mesmo pode limpá-los, mas como geralmente há mais de um, o trabalho pode envolver uma certa quantidade de desmontagem. É sempre uma boa ideia verificar o manual do seu modelo em particular antes de fazer isso, e também é uma boa ideia tirar uma foto antes de iniciar cada etapa, para que você se lembre de como tudo volta a acontecer.

O Problema do Ozônio

Os purificadores de ar eletrostáticos vêm em dois tipos: um gera íons negativos e o outro gera positivos. O último tipo cria ozônio como subproduto e, embora a quantidade esteja dentro dos limites prescritos pelo FDA, o ozônio pode ser combinado com outros materiais na sala para criar ainda mais. Além disso, a concentração de ozônio no ar em torno de um purificador de ar positivo para geração de íons pode se tornar perigosamente alta e podem resultar em doenças respiratórias e danos nos pulmões. Se você tiver um desses purificadores de ar, limpe os filtros pelo menos duas vezes por semana. Isso reduzirá o ozônio no ar, mas não o eliminará.

Filtragem HEPA / Eletreto

Os purificadores de ar que dependem de filtros HEPA precisam de menos manutenção do que aqueles que ionizam partículas de entrada. Supondo que os controles estejam funcionando corretamente, tudo que você precisa fazer é trocar o filtro quando ele ficar sujo. O mesmo vale para as unidades que combinam um filtro HEPA com um filtro de eletreto. A unidade geralmente possui um sistema de aviso - como uma luz que acende ou que pisca - para alertá-lo sobre a necessidade de trocar o filtro. Leia o manual da sua unidade para se familiarizar com o sinal de aviso de um filtro sujo.

Problemas com controles

Quando uma unidade não liga ou desliga inesperadamente, geralmente é possível rastrear a falha como um problema com o plugue ou o circuito elétrico. Verifique se o plugue está totalmente inserido na tomada e verifique se há energia. Se a tomada estiver inoperante, verifique o disjuntor para verificar se o circuito não disparou. Também é possível que uma tomada GFCI no circuito tenha disparado, e pode ser necessário algum trabalho de detetive para encontrá-lo.

Quando você tem energia na tomada e a unidade está conectada, mas os controles não funcionam corretamente, o problema - na maioria das vezes - é que você cometeu um erro ao programar o timer. Verifique o manual do seu modelo para corrigir isso. Se você não possui uma cópia em papel do manual, geralmente pode encontrar uma versão on-line navegando no site do fabricante digitando o nome e o número do modelo, junto com a palavra "manual" em um mecanismo de pesquisa.

Pin
Send
Share
Send