Perigos do fogão a gás

Pin
Send
Share
Send

Quando instalados, ventilados e mantidos adequadamente, os fogões a gás são aparelhos razoavelmente seguros. Podem ocorrer problemas, no entanto, se o fogão estiver danificado, ventilado incorretamente, mal instalado ou mal utilizado como aquecedor durante falta de energia. Os principais perigos dos fogões a gás são o envenenamento por monóxido de carbono, vazamentos de gás e exposição a toxinas.

Nunca use um fogão a gás para outra coisa que não seja cozinhar.

Envenenamento por monóxido de carbono

O monóxido de carbono é um gás inodoro e incolor que é potencialmente fatal para pessoas e animais de estimação quando se acumula em um espaço confinado. É um subproduto da combustão de gás e pode entrar em sua casa enquanto você cozinha e assa com um fogão a gás. Evite problemas, verificando anualmente o seu sistema de ventilação por um técnico qualificado e instalando um detector de monóxido de carbono em sua casa.

Outras toxinas

Cozinhar sobre um fogão a gás mal ventilado expõe você a toxinas como dióxido de nitrogênio e formaldeído. Felizmente, um exaustor adequadamente ventilado reduzirá drasticamente a sua exposição. Simplesmente crie o hábito de abrir a ventilação toda vez que cozinhar.

Vazamentos de gás

Uma linha de gás quebrada pode permitir que o gás penetre em sua casa, onde o gás confinado pode inflamar se exposto a uma faísca ou outra fonte de ignição. Conserte as linhas de gás quebradas ou queimadores defeituosos no fogão assim que tomar conhecimento deles e faça com que o fogão seja verificado e consertado todos os anos. Evacue e chame o corpo de bombeiros para dispersar com segurança o acúmulo de gás se você sentir cheiro ou acreditar que houve vazamento de gás em sua casa.

Pin
Send
Share
Send