A diferença entre uma sala de estar e uma sala de retirada

Pin
Send
Share
Send

Ao contrário das casas modernas, nas quais uma sala pode ter várias funções, a sociedade vitoriana acreditava em atribuir a cada sala um propósito específico e atribuir atividades específicas da vida cotidiana a uma sala específica. Quanto mais rica a família, mais quartos eram necessários para facilitar as atividades da vida cotidiana. Famílias menos abastadas permitiam que certos aposentos servissem a múltiplos propósitos, e muitas vezes uma sala de estar e um refeitório eram a mesma coisa.

A Sala de Desenho Branca no Palácio de Buckingham é um modelo de opulência vitoriana.

Função

A sala de retirada era a antecessora da sala de estar. Os aposentos de retirada destinavam-se às mulheres da casa. Na conclusão de um jantar, as damas se retiravam para a sala de reuniões para conversar, enquanto os homens permaneciam na sala de jantar para discutir assuntos de negócios, beber e fumar. As mulheres jogavam cartas ou jogos de tabuleiro, ou se divertiam com música. Em contraste, a sala de visitas foi usada para entreter os convidados durante o dia e a noite. Salas de estar serviam como centro social da casa, mas apenas para adultos; as crianças eram geralmente proibidas de entrar nas salas de estar para impedir que quebrassem as decorações acidentalmente.

Decoração

Como a sala de estar era usada para entreter os hóspedes, energia e dinheiro extras eram gastos para torná-la o mais impressionante possível. Cortinas pesadas com franjas e acabamentos elaborados, samambaias luxuriantes em estojos de vidro, figuras delicadas de cerâmica e cadeiras finas eram muitos dos acessórios encontrados nas salas de estar vitorianas. Havia sempre uma lareira nesta sala, e o manto era geralmente enfeitado com decorações. Como a sala de retirada era usada para entreter os convidados, o dinheiro era gasto em decorações elegantes, mas essa sala era muito menos elaborada do que a sala de estar.

Gênero

A função dos espaços nas casas vitorianas dava a cada quarto um sexo implícito. A sala de retirada era um espaço feminino, uma vez que era habitada principalmente por mulheres e destinada a proteger fisicamente suas delicadas sensibilidades das atividades masculinas de consumir álcool, fumar charutos e discutir política. A sala de estar apresenta uma luta pelos estudiosos vitorianos; as decorações exigentes e o foco na domesticidade familiar defendem que a sala de estar era um espaço feminino, mas outras narrativas devem ser consideradas. A sala de visitas era uma sala pública para entreter ambos os sexos, e os espaços públicos são identificados com propriedade masculina nos estudos vitorianos. As decorações também eram uma maneira pela qual o homem da casa demonstrava sua capacidade de ganhar, colocando um rosto público na esfera privada da casa.

Classe

O número de cômodos de uma casa e as maneiras pelas quais uma família os usava indicariam o status social dos ocupantes. Aqueles com casas grandes teriam uma sala de estar e um refeitório separados, enquanto as famílias de classe média e baixa também usariam a sala de estar como sala de descanso. Uma família rica pode ter usado a sala uma vez por semana para entretenimento formal, enquanto as classes baixa e média costumavam se reunir para passatempos familiares em sua sala de estar. Os ricos usavam um espaço separado chamado sala da manhã para as atividades domésticas diárias e a sala dos fundos para refeições em família, mas uma família com um orçamento pequeno usaria a sala de estar também para a sala da manhã.

Pin
Send
Share
Send