Para que são utilizados os alicates?

Pin
Send
Share
Send

O alicate é uma ferramenta manual multiuso com garras opostas para agarrar, dobrar e cortar. Os dois membros de metal cruzado fornecem uma alavanca forte para multiplicar a força da mão do usuário. Alicates são uma parte essencial de todas as caixas de ferramentas, pois têm vários usos na casa. Embora normalmente você possa se dar bem com um alicate de uso geral, existem outras variedades da ferramenta que atendem a uma tarefa específica. A escolha do alicate certo para o trabalho certo aumentará a eficiência e a segurança.

Crédito: auimeesri / iStock / Getty ImagesUma variedade de alicates.

Emocionante

Um encanador repara um vaso sanitário com um alicate.

O principal uso do alicate é para segurar. Você pode colocá-los para trabalhar desapertando ou apertando parafusos, segurando objetos para estabilização ou removendo pinos, pregos ou outros elementos de fixação. Os alicates utilitários padrão, formalmente chamados alicates de junta deslizante, têm garras relativamente planas com dentes para segurar objetos pequenos, além de uma abertura redonda com dentes para segurar itens maiores, como cabeças de parafusos e porcas. Muitos também têm uma pequena seção tipo tesoura para cortar arame. Os alicates de lingueta e ranhura funcionam de acordo com um princípio semelhante ao alicate de utilidade, mas possuem alças longas e garras deslocadas ou angulares para maior alavancagem. As mandíbulas são altamente ajustáveis ​​e podem ser abertas amplamente para prender tubos e porcas grandes.

Flexão / Alisamento

Crédito: Minertree / iStock / Getty Images Um homem ajusta sua corrente de bicicleta com um alicate.

Alicates também podem ser usados ​​para dobrar ou endireitar. As chaves transversais do alicate permitem uma potência de torque superior para dobrar e torcer objetos como chapas, pregos e fios. Todos os alicates podem ajudar a dobrar as coisas; portanto, o tipo escolhido depende em grande parte do objeto específico que você precisa dobrar. Alicate de ponta longa ou ponta de agulha ajudam a segurar pequenos objetos que podem ser difíceis de alcançar. Alicates de bandeirinha são comumente usados ​​por eletricistas para dobrar fios e cabos.

Corte

Crédito: GregorBister / iStock / Getty ImagesUm eletricista usa cortadores de fio.

Alguns alicates também podem cortar fios e pregos. Os alicates de corte diagonal e lateral, geralmente chamados de alicates, são projetados principalmente para cortar e cortar fios. Na maioria dos casos, sua estrutura de garras torna os alicates menos adequados para prender objetos grandes, como parafusos. No entanto, por serem eficazes em agarrar e remover unhas, ainda são consideradas alicates.

Fios de emenda / isolamento de decapagem

Crédito: Gajus / iStock / Getty Images Um eletricista tira um fio elétrico.

Os eletricistas usam uma variedade de alicates especiais para unir os fios e remover o isolamento. Para esta tarefa, o alicate de linha é a escolha popular. Com o recurso de corte de fio, você pode cortar o isolamento de um cabo elétrico e retirar um segmento curto para expor o fio desencapado. Se você fizer o mesmo com outro cabo elétrico, poderá usar o alicate para ajudar a conectar ou unir os dois fios.

Pin
Send
Share
Send