Como Pintar Couro

Pin
Send
Share
Send

O couro é um material tão flexível que é difícil imaginar uma camada de tinta durando por qualquer período de tempo sem rachaduras ou descamação. Se você usar a tinta certa, poderá deixar de lado os medos do fracasso. Uma das muitas críticas positivas de móveis de couro para pintura on-line documenta um sofá de couro pintado que parece tão bom seis meses após a pintura quanto quando a tinta secou. Você também pode encontrar críticas positivas sobre bolsas, sapatos e jaquetas pintados.

Crédito: AV-photo / iStock / GettyImagesQuem disse que você não pode pintar couro?

A primeira chave para obter ótimos resultados que duram é usar a tinta certa. Escolha as cores com cuidado, porque depois de aplicar a tinta, é difícil, se não impossível, remover. Isso pode ser feito, mas você provavelmente não deseja criar tantos problemas para si mesmo. A segunda chave é preparar o couro adequadamente antes de aplicar a tinta. Isso pode incluir condicioná-lo se estiver seco e duro, porque o condicionamento não será tão eficaz depois que você pintar. A terceira chave é seguir as instruções de aplicação cuidadosamente para o produto que você usa. A tinta de couro é mais fina que a tinta comum e você raramente obtém cobertura completa com uma única demão. Depois que a tinta secar, recomenda-se a etapa extra de aplicar um selador. O selador adiciona uma camada de proteção e fornece brilho que a tinta geralmente não fornece.

Que tinta usar para couro?

A tinta de couro é normalmente uma mistura acrílica muito fina e flexível.

O couro é um material poroso - ainda mais poroso que a madeira - grande parte da tinta que você aplica vai afundar e secar nos poros, enquanto o restante permanece na superfície para criar uma película fina. As tintas à base de água absorvem melhor do que as à base de solvente, e geralmente são mais compatíveis com o couro; portanto, a maioria das tintas de couro consiste em ligantes de látex acrílico transportados em uma solução de água. Se você acha que isso soa como tinta comum, está certo, mas existem algumas diferenças importantes. A tinta de couro tem uma maior concentração de volume de pigmento (PVC) do que a tinta doméstica e uma menor concentração de aglutinantes. Você pode simular a tinta de couro afinando a tinta látex acrílica comum e adicionando mais pigmento, mas ela não colorirá tão bem quanto a tinta formulada especificamente para o couro, e poderá rachar.

Se o seu interesse é pintar elementos em uma bolsa de couro ou um par de sapatos, você precisa de um produto formulado para esse fim e marcado como tal na etiqueta. Esse produto é mais espesso do que a tinta de uso geral, pois contém mais aglutinantes e endurecedores. Em uma pitada, você pode usar esmalte acrílico destinado a pintar modelos e figuras em miniatura para criar desenhos em couro. Se o couro não sofrer muito desgaste, você pode até usar esmalte de unhas ou um produto de laca semelhante.

Preparando-se para pintar couro

Limpe e condicione o couro antes de pintá-lo.

A limpeza é um pré-requisito importante para qualquer trabalho de pintura e é especialmente importante quando você está pintando couro. Muitos produtos de couro têm um revestimento brilhante que precisa ser embotado para permitir que a nova tinta adira. Além disso, os produtos de limpeza e impermeabilização para couro geralmente contêm silicone, e esse silicone precisa ser removido ou a tinta não adere. Geralmente, você pode encontrar produtos de limpeza e condicionamento de couro na loja onde compra tintas de couro. Caso contrário, lojas de hobby, pontos de venda de bagagem e até algumas lojas de conserto de sapatos os abastecem.

Comece limpando o couro com um pano úmido para remover a sujeira da superfície. Se o couro tiver um brilho, use um descascador de couro para suavizar o acabamento. Este é um produto à base de álcool que você esfrega generosamente com um pano. Se você acha que o silicone está presente na superfície do couro, o produto de preparação de tinta deve poder removê-lo. Verifique o rótulo. Se o couro estiver seco, é uma boa ideia condicioná-lo antes de pintá-lo. Você pode usar óleo de neatsfoot ou óleo de vison para isso, mas não use sabão de sela. O sabão em sela bloqueia os poros e impede a aderência da tinta. É melhor aplicar o condicionador uma ou duas semanas antes da pintura para dar tempo de absorver o grão.

Se você estiver pintando móveis, sapatos, uma bolsa ou algum outro item, é importante desmontá-lo para isolar a parte que você deseja pintar. Idealmente, a superfície deve ser esticada para que todas as rugas sejam achatadas. Se estiver pintando uma peça grande, proteja o chão com panos, como faria se estivesse pintando uma peça de mobiliário de madeira.

Como aplicar tinta de couro

crédito: Angelus DirectEscolha a largura do pincel de acordo com a área que você deve cobrir.

Sempre verifique no rótulo do produto o método de aplicação recomendado. Você pode usar um pincel para a maioria dos produtos. Escolha a largura do pincel de acordo com a área que você deve cobrir. Você raramente precisará de um pincel muito maior que 2 polegadas e meio. Alguns fabricantes recomendam o uso de uma esponja ou pincel de espuma com seus produtos e, a menos que especificado de outra forma no rótulo, essa é geralmente a melhor maneira de espalhar tinta de couro.

Mantenha as pinceladas na mesma direção, exatamente como faria ao pintar metal ou madeira. Embora a tinta seja absorvida, pinceladas ou esponjas podem ser visíveis, especialmente se forem executadas em direções aleatórias. Não tente obter cobertura completa com uma única demão. A tinta de couro é fina e irá ceder e correr em superfícies verticais se você aplicar muito de uma só vez. Aplique uma segunda demão após a primeira secar, o que não deve levar mais de duas horas. Uma terceira camada provavelmente será necessária e uma quarta também.

Aplique um selador depois de pintar couro

Crédito: caoyu36 / iStock / GettyImagesSealer protege a tinta e fornece o brilho final.

Os acabamentos acrílicos para couro vêm em tons de fosco a brilho total, para que você possa personalizar a aparência ao seu gosto. O selador protege a tinta e é recomendado após cada trabalho de pintura, especialmente após a pintura de desenhos decorativos. Geralmente, você só precisa de uma única demão, mas considere duas demãos em móveis e assentos de carro muito usados. Lembre-se de que duas camadas finas são melhores que uma única e grossa.

A melhor maneira de aplicar o selador é usar um pincel de espuma ou uma esponja. Alguns produtos vêm em uma lata de spray e é bom usar um deles. Ao escovar, ainda é uma boa idéia manter as pinceladas em uma única direção para minimizar as manchas, embora isso não seja tão importante quanto na aplicação da tinta. Dê 24 horas ou mais ao selador para secar antes de se sentar no sofá, calçar os sapatos ou encher a bolsa.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Dica de como tingir ou pintar couro (Pode 2024).