Como usar um extintor de incêndio

Pin
Send
Share
Send

A física do fogo é assustadora quando se trata da rapidez com que um pouco de chama pode entrar em erupção. Passar alguns minutos agora para aprender a usar um extintor de incêndio pode um dia salvar sua casa - ou sua vida.

Crédito: HarnZing / iStock / GettyImagesComo usar um extintor de incêndio

É importante observar que os extintores de incêndio lidam com diferentes classes de incêndios e você precisa ver para qual classe de incêndio o seu extintor se destina. Se o seu extintor não for classificado para o incêndio que você tem, saia e ligue para o corpo de bombeiros. O extintor de incêndio mais comum é para incêndios causados ​​pela queima de papel, madeira, tecido, algumas borrachas e plásticos, que é um incêndio de "classe A". Se você tiver um incêndio com graxa, é um incêndio da "classe K" e requer um extintor diferente (ou uma grande caixa de bicarbonato de sódio). Se você tem o extintor certo para o fogo que está enfrentando, verifique se o fogo é pequeno o suficiente - com apenas alguns metros de tamanho - para que você possa combatê-lo efetivamente.

Quando não usar um extintor de incêndio

Se um incêndio já é tão grande - com mais de três metros - que você não pode se aproximar o suficiente para combatê-lo, evacue. Puxe o alarme de incêndio, se houver um em seu prédio, e ligue imediatamente para o 911 ou o corpo de bombeiros.

Um incêndio que cresce rapidamente pode ser fatal. Se, no momento em que você correr para pegar o extintor, ele crescer consideravelmente, saia e chame os bombeiros. Se a fumaça é tão excessiva que você não pode ver ou respirar, evacue. Se o fogo ameaçar ficar entre você e a única saída, saia antes de perder essa oportunidade.

Os incêndios tiram vidas todos os anos, por isso não se arrisque com incêndios que podem ser grandes demais para serem combatidos. Felizmente, a maioria dos incêndios começa com combate, e um bom conhecimento sobre extintores pode ajudá-lo a salvar o dia.

Manutenção de um extintor de incêndio

O pior cenário é precisar de um extintor de incêndio apenas para que ele falhe porque a manutenção crítica não foi mantida. O conteúdo dos extintores é pressurizado e eles podem perder sua carga ao longo do tempo, especialmente se as vedações enfraquecerem.

Verifique a etiqueta do seu extintor para a data da última inspeção. Mais de cinco anos coloca-o em uma categoria de advertência. Possui manômetro? Ótimo! Se estiver no verde, você pode ficar tranquilo, pois deve ser bom para combater incêndios. Se apenas listar psi, 100 a 175 é o intervalo ideal. Fique de olho nesse medidor mensalmente para garantir que a carga permaneça forte.

Se não houver medidor, é altamente recomendável que você faça uma pesquisa na web por "serviços de extintor de incêndio" ou "especialista" em sua área. Por US $ 15 ou US $ 20, você pode testar o extintor e até recarregá-lo. Um novo extintor provavelmente custará mais de US $ 100, portanto é um dinheiro bem gasto.

Onde colocar um extintor de incêndio

Todos nós já vimos extintores sentados no chão ou embaixo da pia, o que não é um bom plano. Se ele tombar ou amassar, poderá perder sua carga e não funcionará. Se poeira, farinha ou outro resíduo derramar as obras, o extintor pode falhar em seu momento de necessidade.

Em vez disso, a Administração de Saúde e Segurança Ocupacional (OSHA) dos EUA exige a liberação necessária em torno dos extintores de espaço de trabalho. Eles recomendam a montagem na parede, onde a luz solar direta não atinge a unidade. Também deve haver um raio de 3 pés na frente e ao redor da unidade e nunca deve ser montado perto de uma fonte de calor ou fogão.

A OSHA recomenda a montagem de 4 a 5 pés de altura em locais como corredores, onde não pode ser atingido ou empurrado por transeuntes ou equipamentos pesados. Obviamente, você não precisa seguir os regulamentos do local de trabalho em casa, mas certamente é uma prática recomendada e não o levará a mal.

Conheça o método de combate a incêndios

Acrônimos facilitam a lembrança de etapas. Para usar um extintor de incêndio, pense em P.A.S.S. - "Puxe, aponte, aperte, varra".

Seu extintor de incêndio tem apenas 10 segundos de compressão, em média, então é o tempo todo que você interrompe esse incêndio. É importante estar preparado para cada etapa e nunca tocar na alavanca superior até estar pronto para combater o fogo.

Combate ao fogo com um extintor

Primeiro, localize o pino na parte superior, onde a alavanca encontra a alça. Isso normalmente impede que você descarte acidentalmente o recipiente, mas agora é exatamente isso que você fará.

Prepare-se para puxar o pino, mas mantenha a mão fora da alavanca superior para não quebrar acidentalmente o selo para começar a descarregar a unidade.

Posicione-se. Fique 6 pés ou mais longe do fogo. Tome uma postura forte para que o extintor de descarga não o perturbe.

Agora, puxe o pino para fora. Aponte o bico para a base do fogo, mas nunca mire nas chamas. Isso não afeta o fogo, mas mirar no fundo o fará.

Durante seus 10 segundos de tempo de pulverização, varra o extintor de um lado para o outro para pulverizar toda a base do fogo. Se as chamas estiverem morrendo enquanto você pulveriza, feche o fogo ao terminar a pulverização.

Quando a vasilha esvazia, o fogo está apagado? Como diz o ditado, onde há fumaça, há fogo. Se você vir fumaça ou arder, ligue para o corpo de bombeiros se achar que ele pode reacender.

Nos dias seguintes, solicite que seu canister seja verificado por um profissional e recarregado. Eles podem garantir que nenhuma junta ou vedação seja afetada no combate a incêndios.

Com o P.A.S.S. método e um extintor de incêndio bem conservado, você está bem posicionado para salvar o dia em caso de incêndio.

Pin
Send
Share
Send