Como uma planta converte energia luminosa em energia química?

Pin
Send
Share
Send

As plantas são capazes de fabricar alimentos através de um processo conhecido como fotossíntese. O processo envolve pegar uma forma de energia - luz solar - e alterá-la para outra forma - energia - açúcar - que a planta pode usar com mais facilidade.

As plantas são capazes de sintetizar sua própria comida a partir de alguns ingredientes simples.

Elementos

As plantas absorvem dióxido de carbono da atmosfera através de estômatos, aberturas microscópicas na camada externa do tecido que cobre a planta. As raízes absorvem a água do solo e a transportam para as folhas.

Energia luminosa

A luz solar fornece a energia necessária para separar as moléculas de água e dióxido de carbono para que possam ser reorganizadas em moléculas de açúcar. A energia luminosa é crucial para o processo de fotossíntese.

Energia química

A fotossíntese envolve uma série complexa de reações químicas que ocorrem nas folhas, responsáveis ​​pela conversão da energia luminosa em energia química na forma de glicose, um açúcar simples. Durante o processo de fotossíntese, seis moléculas de água e seis moléculas de dióxido de carbono são usadas para criar uma molécula de glicose e seis moléculas de oxigênio. O oxigênio é liberado na atmosfera e a glicose alimenta as funções imediatas da planta ou é armazenada até ser necessário.

Pin
Send
Share
Send