Como as flores absorvem a água colorida?

Pin
Send
Share
Send

Colocar corante alimentar na água que você alimenta as plantas é uma maneira legal de ver a ação capilar ou o processo de água potável da planta. Este processo é necessário para uma flor fazer comida. Tente uma cor mais escura do corante alimentar, como azul ou vermelho, para maximizar o efeito da ação capilar da planta.

Um cravo branco, perfeito para experimentar corantes alimentares

Raízes

O sistema radicular de uma planta

Os cravos brancos são uma boa flor para realizar esse experimento, pois você pode ver a cor mudar facilmente nas pétalas de cores claras. A ação capilar começa primeiro nas raízes. As raízes absorvem água e nutrientes do solo e sustentam os caules da planta. O corante alimentar usado neste experimento não prejudicará a planta, mas às vezes as raízes de uma planta podem absorver produtos químicos nocivos.

Hastes

O caule de um cravo.

Geralmente, o experimento para colorir alimentos é realizado em flores cortadas, onde o sistema radicular não está mais presente. As flores cortadas podem viver por um curto período de tempo, pois os capilares em suas hastes realizam a transpiração ou puxam a água pela planta em direção às folhas e flores. Se você abrir um cravo depois de alimentá-lo com água tingida com corante alimentar, poderá ver os capilares dentro do caule.

Xylem

O xilema transporta água, ou H2O, através da planta.

O xilema refere-se aos tubos de transporte do sistema e é responsável pela movimentação de água e nutrientes por toda a planta. Quando você tinge a água que você dá uma flor, o xilema começa a puxar a transpiração sem as raízes presentes e, lentamente, a água colorida viaja pela planta, atingindo a flor.

Flores

Cravos vermelhos

Quando a planta começar a beber a água, você começará a ver a propagação do corante alimentar nas flores em poucas horas. Quando a ação capilar começa nas raízes, ou com flores cortadas, no caule, ela acaba na flor e eventualmente evapora como vapor de água. Com esse experimento, você pode tentar flores coloridas diferentes para ver se as cores se misturam ou pode misturar corantes alimentares e ver o que acontece em uma flor branca.

Resultados

Cravos tingidos de verde

Depois que suas flores absorverem cores em suas pétalas, pegue uma e abra o caule para que você possa ver a evidência de ação capilar em toda a planta. Esta é uma ótima maneira de aprender sobre transpiração. A planta usará essa água com luz solar e nutrientes, nas folhas e no caule, para fazer comida. Esse experimento também pode ser usado para tingir flores sem prejudicá-las.

Pin
Send
Share
Send