Como verificar uma bobina de cortador de grama com um ohmímetro

Pin
Send
Share
Send

Se o seu cortador de grama não iniciar, o problema pode ser que a vela de ignição não esteja disparando. Às vezes, tudo o que você precisa fazer é substituir o plugue, mas se você tiver feito isso e tiver resolvido problemas de circulação de combustível e ar, é uma boa idéia verificar a bobina de ignição quanto à continuidade. A bobina é o componente do motor que cria a tensão para acionar o plugue e, se estiver danificado e não puder funcionar, talvez seja necessário substituí-lo. Uma maneira de determinar se está funcionando ou não é testar sua continuidade com um ohmímetro ou multímetro no modo ohm.

Como verificar uma bobina de cortador de grama com um ohmímetro

Função da bobina

A bobina de ignição é montada ao lado do volante, que é a parte do motor que gira quando você puxa a corda de partida. Os ímãs permanentes montados no volante passam perto da bobina à medida que o volante gira e, ao fazê-lo, geram uma tensão por indução magnética. Um fio que conecta a bobina à vela de ignição conduz uma corrente para os terminais da vela, o que resulta na faísca que inflama combustível na câmara de combustão.

Testando a continuidade

A bobina de ignição consiste em um único fio enrolado centenas de vezes em torno de um núcleo, e qualquer quebra que ocorra no fio torna a bobina inoperante. É impraticável descobrir a bobina e examinar o fio; felizmente, há uma maneira mais fácil de encontrar uma pausa - um teste de continuidade. Neste teste, você passa uma pequena corrente elétrica pelo fio e mede a resistência com um ohmímetro. Se a bobina estiver intacta, a resistência é um número mensurável da ordem de 2.500 a 5.000 ohms. Se a bobina estiver quebrada, a resistência será infinita.

Encontrando a bobina

Para realizar o teste, exponha o alojamento da bobina, que geralmente é oculto pela tampa do motor. A quantidade de desmontagem necessária para expor a carcaça da bobina depende do modelo do cortador de grama, mas geralmente é pouco mais do que remover quatro ou cinco parafusos. Se você não sabe como é a bobina, basta seguir o fio da vela de ignição; a bobina está dentro da caixa de metal à qual o fio da vela de ignição está conectado.

Configurando o Ohmímetro

Defina o ohmímetro para medir a resistência na faixa de 20 K ohm; "K" significa quilo, o que significa mil. Se você possui um multímetro, gire o dial para a escala de 20 K ohm e insira seu fio vermelho no conector comum e seu fio preto no conector marcado com o símbolo ohm.

Teste o medidor antes de verificar a continuidade tocando os fios juntos e verificando se a leitura está próxima de 0. Quando os fios não estão se tocando, o medidor deve exibir "1" ou infinito.

Procedimento de teste

Exponha a bobina de ignição do cortador de grama e desconecte todos os fios conectados a ele, exceto o fio da vela de ignição (que você não pode desconectar de qualquer maneira). Puxe a outra extremidade do fio da vela e prenda-a longe da vela.

Insira a extremidade do fio vermelho do medidor dentro da bota da vela de ignição e toque-a na placa de metal na parte mais profunda da bota. Arranhe a liderança na placa para garantir que ela esteja em contato.

Toque o fio preto do medidor no alojamento da bobina de metal e observe o medidor. Se o visor do medidor indicar um valor de 2,5 a 5 K ohms, a bobina está boa. Se, por outro lado, a tela do medidor mostrar um sinal "1" ou infinito, ou a agulha da tela pular para a extrema direita da balança, a bobina está danificada e deve ser substituída.

Pin
Send
Share
Send