Como testar o capacitor de uma bomba de piscina com um multímetro

Pin
Send
Share
Send

Uma bomba de piscina é acionada por um motor que inicia sob a energia de um capacitor. Um capacitor com falha fará o motor zumbir ou zumbir quando o ciclo de partida for ativado. O zumbido não será acompanhado por sons de rotação do impulsor da bomba. Nesse caso, a bomba não está funcionando e a água da piscina está estagnada. Dois tipos de bombas de piscina estão disponíveis, e ambos são iniciados por capacitores. Teste o capacitor para ver se é tudo o que é necessário para restaurar o serviço em uma bomba de piscina.

Teste o capacitor em uma bomba elétrica.

Passo 1

Desligue a energia da bomba com a chave do disjuntor na caixa do disjuntor próxima.

Passo 2

Abra a tampa do motor da bomba. A tampa redonda está no final do cilindro da bomba. Use uma chave de fenda ou chave de caixa de 1/4 de polegada para remover os dois parafusos da tampa. O capacitor é o objeto cilíndrico mantido no lugar por uma placa de proteção de metal curvada.

Etapa 3

Drene toda a energia armazenada do capacitor. Toque nos dois terminais no lado superior simultaneamente com a haste de metal de uma chave de fenda isolada, o que causará um som de faísca e estalo se o capacitor tiver muita energia armazenada.

Passo 4

Remova um dos fios de um terminal no capacitor. Use um alicate de ponta fina para segurar o conector e desconecte-o do terminal.

Etapa 5

Teste o capacitor com um multímetro analógico, se ele tiver 150 microfarads ou menos. Capacitores com classificação mais alta podem arruinar medidores analógicos. Defina o medidor para "Ohms" em uma escala de 1k. Toque nos fios do medidor para separar os terninais e observe a agulha no visor. Qualquer um dos cabos pode ir em qualquer terminal para o teste. O capacitor está com defeito se a agulha cair para zero e ficar lá. O capacitor é bom se a agulha saltar em direção a zero e subir lentamente a balança para mostrar maior resistência.

Etapa 6

Teste qualquer capacitor com um multímetro digital que tenha uma configuração de capacitância. Defina o medidor para "Capacitância" e toque os fios nos terminais. Qualquer ligação funcionará em qualquer terminal. Verifique o mostrador digital para ver se o número se aproxima da classificação mostrada no capacitor. Se os números estiverem desativados em mais de 10 pontos, o capacitor está com defeito.

Pin
Send
Share
Send