Como plantar um jardim de sombra

Pin
Send
Share
Send

As plantas e plantas perenes mais comuns do jardim precisam de luz solar abundante para crescer bem, e as áreas do jardim privadas de sol direto e consistente são inóspitas para muitas plantas fáceis de cultivar em outros lugares. Os jardins sombreados apresentam desafios além dos níveis de luz, mas a preparação adequada do jardim, a escolha certa das plantas e a manutenção contínua correta podem transformar locais sombreados em jardins luxuriantes.

Níveis de sombra

Nem todos os tipos de sombra são criados iguais, e entender a natureza da sombra em seu jardim ajudará você a escolher as plantas certas.

Áreas de sombra parcial são bloqueados da luz solar direta por parte do dia, mas recebem sol direto por algum período de tempo, geralmente entre duas e seis horas por dia. Áreas de sombra clara ou sombra manchada são protegidos do sol direto, mas recebem alguma luz solar filtrada ou indireta. Áreas de sombra pesada são consistentemente sombreadas por estruturas ou outras barreiras de luz impenetráveis, mas podem receber alguma luz refletida indireta. Áreas de sombra densa não recebe luz solar direta ou indireta.

Ao fazer as escolhas das plantas, observe as necessidades de luz específicas das plantas e escolha plantas que possam prosperar nas condições do seu jardim.

Preparação do solo

As plantas que adoram sombra geralmente preferem solos bem drenados, mas úmidos e organicamente ricos. Para melhorar o conteúdo de nutrientes, as características de textura e retenção de água do solo, adicione composto, turfa ou estrume compostado para a cama do jardim. Se o solo existente for particularmente pesado e pouco drenado, considere adicionar uma parte de areia junto com duas partes de composto.

Escolhendo Plantas

Além da tolerância de sombra das plantas de jardim, considere a cor e a textura da folhagem e das flores ao escolher plantas para o jardim de sombras. Muitas plantas perenes sombreadas florescem no início da estação; portanto, o jardim dependerá da folhagem para obter um interesse visual durante as partes posteriores do verão e início do outono. Folhagens de cores claras, variadas e de textura interessante se destacam bem na sombra, assim como as flores brancas ou de cores claras.

Entre as plantas perenes, astilbe (Astilbe x arendsii), coração sangrando (Dicentra spectabilis) e hosta (Hosta spp.) são opções confiáveis ​​para jardins de sombra. Astilbe é resistente nas zonas de resistência das plantas do Departamento de Agricultura dos EUA 4 a 9; coração sangrando e hosta são resistentes nas zonas 3 a 9 do USDA.

Anuários tolerantes à sombra incluem coleus (Solenostemon scutellarioides), impatiens (Impatiens walleriana) e begônia de cera (Begonia semperflorens).

Fertilização e Rega

O acesso à água pode ser problemático para as plantas em um jardim à sombra. Quando a sombra é criada por uma estrutura saliente ou por um dossel de árvores especialmente denso, poucas chuvas podem chegar ao solo no jardim. A umidade que chega ao solo pode ser rapidamente absorvida pelos extensos sistemas radiculares estabelecidos de árvores e arbustos com os quais as plantas de jardim podem ter dificuldade em competir. Monitore cuidadosamente a umidade do solo para garantir que o jardim não seque e água consistentemente.

Jardins sombreados também se beneficiam de fertilização leve. A fertilização com um fertilizante de jardim equilibrado a cada primavera e mais duas vezes durante a estação fornecerá às plantas do jardim nutrientes vitais que eles não conseguiriam de outra forma ao competir com árvores e arbustos.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Como plantar coléus-coleus coração magoado-vaso e #jardim- planta que cultivo na sombra!! (Pode 2024).