O que causa algas negras na minha piscina?

Pin
Send
Share
Send

Dos muitos tipos de algas que podem crescer em uma piscina, as algas negras são as mais problemáticas. Tem mais resistência ao cloro do que outros tipos de algas e, uma vez que se estabelece nos poros de uma piscina de concreto ou de gunite, é muito difícil removê-lo. As algas negras costumam entrar na piscina no corpo ou na roupa de banho de alguém que nadou recentemente em um corpo natural de água, como um lago ou o oceano. Os cães também podem transportar as algas para a piscina com as patas ou pelos. Um filtro de piscina funcionando corretamente irá removê-lo, mas se o filtro não for mantido, as algas podem se transformar rapidamente em um problema.

As pessoas podem trazer algas negras para a piscina depois de nadar no oceano.

O que são algas negras?

Essas algas podem parecer pretas na piscina, mas quando você recupera uma amostra e a esfrega em um pedaço de papel branco, percebe um tom esverdeado. É um exemplo de cianobactéria; está relacionado à spirulina, outro tipo de alga verde-azulada, e às algas vermelhas, que também crescem nas piscinas. Nenhuma é alga verdadeira, mas classes de bactérias que fabricam seus próprios alimentos por fotossíntese. Eles recebem o nome do pigmento azulado ficocianina, que captura a luz do sol de que precisam. A espirulina é conhecida por seu valor nutritivo, mas as algas negras encontradas em uma piscina não têm esse valor e provavelmente são tóxicas.

Condições para o crescimento de algas

As algas adoram água suja, e a água da piscina pode ficar suja o suficiente para suportá-las se o filtro não estiver funcionando - mesmo que você mantenha o equilíbrio químico adequado. As algas podem crescer quando um filtro obstruído ou um cesto de escumadeira impede a circulação da água pelo filtro. Também pode crescer se você não executar o sistema de filtragem todos os dias ou se o motor estiver com defeito. Quando o sistema de filtragem não está funcionando corretamente, a água pode ficar turva, e esse é o sinal de que as condições são adequadas para o crescimento de algas. Depois que você vê manchas pretas se formando na superfície da água, as algas se estabelecem.

O que fazer com as algas pretas

Livrar-se de algas negras não é fácil. Você não pode matá-lo simplesmente chocando a água da piscina, porque ela forma um revestimento que a protege do cloro. O uso de choques na piscina faz parte de um programa abrangente de remediação, mas para que funcione, é necessário esfregar as algas para remover esse revestimento. Além disso, você deve lavar o filtro novamente. Aqui está um exemplo de regime de correção:

Etapa 1 Limpe o cartucho do filtro

Se você tiver um filtro DE ou areia, lave-o novamente e enxague-o. Se você tiver um cartucho removível, retire-o e lave-o com uma mangueira de jardim.

Etapa 2 Esfregue os pontos pretos

Use uma escova de cerdas duras para esfregar as algas no revestimento da piscina, na escada e em qualquer outro lugar em que esteja crescendo. Você não está realmente tentando removê-lo, mas apenas removendo o revestimento protetor que impede que os produtos químicos desinfetantes que você está prestes a usar cheguem às raízes. Depois de esfregar com um pincel, coloque um par de luvas de borracha e esfregue cada uma das manchas pretas com um comprimido de cloro.

Etapa 3 Choque na piscina

Use três vezes a quantidade de choque na piscina de diclor de sódio que você usaria normalmente. Portanto, se o pacote recomendar 1 libra por 10.000 galões de água, use 3 libras. Se você tem uma piscina de cor clara, pode complementar esse tratamento borrifando cloro granular na superfície da água, perto das manchas pretas. Não faça isso se você tiver uma piscina de cor escura, porque o alvejante pode alterar a cor.

Etapa 4 Adicione um Algicida

Siga as instruções no recipiente para adicionar a quantidade adequada para o volume da sua piscina.

Etapa 5 Execute o filtro

Deixe o filtro desligado por 24 horas se você tiver uma piscina de cor clara, mas ligue-a imediatamente se houver uma de cor escura para circular a água e impedir que o cloro alveje a cor. Depois de iniciar o filtro, deixe-o funcionar de 24 a 48 horas.

Etapa 6 Escova e choque novamente

Se você ainda vir manchas pretas, escove-as novamente com uma escova e uma pastilha de cloro. Choque a piscina novamente, mas desta vez, use uma dosagem normal. Opere a bomba por mais 24 horas. Continue escovando por três a quatro dias, enquanto os níveis de cloro na piscina estão elevados.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Algas pretas no rejunte da piscina (Pode 2024).