Como cultivar grama no solo arenoso

Pin
Send
Share
Send

Os solos arenosos são compostos principalmente de partículas de areia, maiores do que as partículas predominantes em solos argilosos ou silte. Como a água é drenada rapidamente dos espaços relativamente grandes entre as partículas de areia, os solos arenosos secam rapidamente e também não retêm os nutrientes do solo com a mesma eficácia que a argila mais densa e os solos de lodo. De certa forma, no entanto, solos arenosos têm uma vantagem sobre solos mais pesados. O solo arenoso é mais fácil de trabalhar e as raízes das plantas podem crescer mais facilmente através do solo. Os solos arenosos drenam rapidamente, portanto também são menos propensos a problemas com a água parada, que pode ferir ou matar a grama do gramado. O serviço de extensão da Universidade Estadual de Montana sugere que a composição ideal do solo para gramados consiste em 70% de areia, 15% de argila e 15% de lodo. Qualquer solo com conteúdo de areia acima de 50% é considerado "solo arenoso"; muitos solos arenosos são realmente adequados para o cultivo de grama.

Solo arenoso para grama

Variedades de grama para solos arenosos

Algumas espécies de grama de relva são especialmente bem adaptadas ao cultivo em solo arenoso. Várias gramíneas de estação quente, que são mais usadas em gramados em climas mais quentes, são capazes de crescer bem nos solos arenosos predominantes em grande parte do sul. Essas espécies incluem bahiagrass (Paspalum notatum), centipedegrass (Eremochloa ophiuroides), carpete (Axonopus affinis) e Grama de Santo Agostinho (Stenotaphrum secondatum) Bahiagrass é resistente ao inverno nas zonas de resistência 7 a 10 do Departamento de Agricultura dos EUA, grama centopéia nas zonas 7 a 8, grama de carpete nas zonas 8 a 9 e grama de Santo Agostinho nas zonas 8 a 10. Entre as gramíneas de estação fria adequadas para gramados em climas mais frios, Kentucky bluegrass (Poa pratensis), resistente nas zonas 2 a 7 do USDA, é capaz de crescer em mariscos arenosos com conteúdo de areia acima de 50%.

Alterações do solo

Os solos arenosos geralmente podem se beneficiar da adição de material orgânico, como estrume compostado, casca moída ou turfa, o que ajudará o solo a reter a umidade e os nutrientes. A incorporação de 2 polegadas de material orgânico nas 6 polegadas superiores do solo antes da semeadura melhorará significativamente a textura dos solos com alto teor de areia.

Fertilização de solos arenosos

A grama cultivada em qualquer tipo de solo se beneficiará da aplicação regular de fertilizante, mas os solos arenosos podem exigir ainda mais fertilização para compensar a falta de capacidade de retenção de nutrientes. Em geral, você deve fertilizar a grama nova uma vez por mês com um fertilizante seco equilibrado a uma taxa de 1 libra de nitrogênio por 1.000 pés quadrados de gramado; portanto, por exemplo, um fertilizante 10-10-10 deve ser aplicado a uma taxa de 10 libras por 1.000 pés quadrados. Os solos arenosos devem receber uma libra adicional por 1.000 pés quadrados de fertilizante somente com nitrogênio entre as aplicações do fertilizante balanceado.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Solo de Areia tem solução ? (Pode 2024).