A história do painel de fibras de média densidade

Pin
Send
Share
Send

O painel de fibras de média densidade (MDF) é um produto de madeira projetado, um termo genérico que se refere a materiais feitos de vários tipos de madeira que são ligados entre si. O MDF é feito de aparas de madeira combinadas com resina sintética e comprimido por calor e pressão. O MDF pode ser cortado em uma variedade de formas e tamanhos e é comumente usado em móveis, embalagens industriais, brinquedos e molduras de teto.

História

O MDF foi desenvolvido nos Estados Unidos no início dos anos 60, com base no design do cartão duro, um produto semelhante inventado por William Mason em 1925. Mason tentou transformar lascas de madeira descartadas por serrarias em isolamento econômico, mas quando se esqueceu de desligar o Uma noite, seu equipamento continuou trabalhando, transformando as lascas de madeira em uma folha fina e durável.

Materiais

Lascas de madeira de vários tipos de madeira e serragem são as matérias-primas mais comuns que compõem o painel de fibras, mas alguns fabricantes acrescentam outros materiais, incluindo resíduos de papel e seda de milho. Algumas empresas até usam listas telefônicas vencidas, jornais velhos e copos de papelão reciclado. Há duas razões para isso: os consumidores estão mais preocupados com o desperdício e os materiais reciclados são mais baratos de usar do que as lascas de madeira compradas na madeira serrada.

Processo de manufatura

As matérias-primas que fazem um pedaço de MDF devem passar por um determinado processo antes de serem adequadas. Um grande ímã é usado para remover quaisquer impurezas magnéticas e os materiais são separados por tamanho. Os materiais são então compactados para remover a água e depois alimentados em um refinador, que os desfaz em pedaços pequenos. A resina é então adicionada para ajudar a união das fibras. Essa mistura é colocada em um secador muito grande que é aquecido a gás ou óleo. Essa combinação a seco é realizada através de um compressor de tambor equipado com controles computadorizados para garantir densidade e força adequadas. As peças resultantes são cortadas no tamanho correto com uma serra industrial enquanto ainda estão quentes.

Processo de acabamento

O MDF é finalizado em uma ampla variedade de vernizes, cores e padrões de madeira. As máquinas de laminação também são usadas para aplicar vinil, couro ou outros materiais na superfície de um pedaço de MDF. Máquinas especiais são usadas para cortar painéis de fibras em tiras muito finas, se necessário.

Preocupações com a saúde sobre o MDF

O MDF é um material amplamente utilizado encontrado em milhões de residências e escritórios em todo o mundo, mas existem sérios problemas de saúde com o MDF. As resinas de baixo custo usadas como agentes de ligação durante a produção geralmente contêm uréia-formaldeído, e o MDF pode potencialmente emitir partículas de formaldeído no ar. O formaldeído é classificado como um provável agente cancerígeno pela Agência de Registro de Substâncias e Doenças Tóxicas. Existem outras resinas que não emitem fomaldeído, mas não são comumente usadas devido ao seu alto custo.

Pin
Send
Share
Send