Dicas para repintura de móveis de bordo

Pin
Send
Share
Send

A madeira serrada de bordo pode exibir padrões de grãos complicados e diferenças na textura, bem como um grão suave, quase sem característica. A variedade resultante de porosidade pode causar problemas quando você mancha a madeira. Algumas espécies de bordo são macias, mas o bordo duro é uma das madeiras domésticas mais difíceis e pode ser difícil trabalhar com elas. Algumas dicas podem ajudá-lo a superar esses problemas enquanto aprimora a madeira ou os móveis de bordo, para que você possa produzir um trabalho final uniformemente tonificado e com uma beleza impressionante.

As variações do grão dificultam a coloração do bordo.

Retirando o acabamento antigo

A maioria dos trabalhos de retoque começa com a remoção do acabamento existente. Por ser duro e ter um grão relativamente fechado, o bordo pode ser mais fácil de descascar do que outros tipos de madeira. Mas não pense que você pode fazer isso apenas lixando. Sua lixadeira pode levantar a maior parte do acabamento, mas uma quantidade significativa permanece no grão e provavelmente aparecerá quando você restabelecer. Use uma stripper à base de cloreto de metileno ou - se você quiser evitar respirar esses vapores e tenha tempo extra - uma à base de soja. Após a remoção, neutralize o resíduo com um pano úmido. Em seguida, deixe a madeira secar antes de prosseguir.

Lixar Maple

A decapagem pode ser simples, mas o lixamento do bordo pode ser difícil devido à sua dureza; Você raramente pode remover toda a mancha e resíduo anteriores sem recorrer a uma máquina de lixar. As lixadeiras orbitais deixam marcas de arranhões circulares que podem não ficar visíveis até você aplicar a mancha ou o acabamento. Você pode evitá-los "correndo pelos grãos", o que significa areia com grãos progressivamente mais finos de lixa. Faça um lixamento final manual com papel de grão 150. Limpe a poeira com um pano e depois umedeça a madeira com um pano úmido; procure as marcas que você perdeu e lixe-as. Isso pode fazer a diferença entre um acabamento mais ou menos espetacular.

Condição ou vedação antes da coloração

O bordo é notório por aceitar manchas de maneira desigual - o grão pode ser uma mistura de fibras retas e uniformes e enroladas que terminam no grão final, com manchas mais escuras do que na superfície. Uma maneira de manter a cor uniforme é aplicar o condicionador de madeira com um pincel, mas os condicionadores comerciais geralmente depositam apenas uma fina película de parafina que permite que parte da mancha passe. Em vista disso, alguns refinadores selam o grão com uma fina camada de acabamento que eles vão usar ou com selador de lixamento antes da coloração. O procedimento é simples: Aplique o selador, bata com uma lixa de grão 320 e depois manche da mesma maneira que faria se a madeira não fosse selada.

Tonificação do revestimento final

Mesmo quando você fecha o bordo e aplica uma mancha, a cor pode ser mais irregular do que você preferir - e existe uma maneira fácil de remediar isso. Aplique uma camada de acabamento e depois tonifique a madeira borrifando pigmento no acabamento seco ou limpando com uma mancha de gel. Você pode dissolver o pigmento em um solvente, como solvente de laca ou no acabamento que está usando, mas usar uma mancha de gel é a opção mais fácil, exigindo apenas um pincel e um pano. Use esta técnica para escurecer as bordas para obter um efeito antigo ou escurecer toda a superfície para uniformizar as discrepâncias de cores com as manchas.

Pin
Send
Share
Send