Como afiar brocas

Pin
Send
Share
Send

Com atenção, precisão e estudo cuidadosos, você pode afiar uma broca.

A maioria das brocas é feita de aço de alta velocidade (HSS), que parece duro como pedra, mas na realidade esse metal é relativamente macio. O motivo tem a ver principalmente com o fato de que o aço temperado tende a fraturar à medida que aquece - algo que você não deseja que suas brocas façam. Mas, ao mesmo tempo, o aço HSS mais macio é mais suscetível ao embotamento - e não apenas ao perfurar metais ou alvenaria. Algumas passagens pelo estoque de madeira de lei ou mesmo madeira de construção rapidamente farão com que as arestas de corte de uma broca percam sua nitidez. Quando isso acontece, a maioria de nós joga fora um pouco aborrecido. No entanto, afiar as arestas de corte é mais fácil do que você imagina e é uma solução muito mais ecológica e econômica do que adicionar bits antigos ao aterro após apenas alguns usos.

Fundamentos de nitidez de bits

Afiar qualquer ferramenta, seja uma faca de cozinha, um formão ou uma broca, pode ter várias maneiras. Pode ser a triagem de campo que tem como objetivo simplesmente levar a ferramenta de volta à batalha; ou pode ser um procedimento preciso e estudado, destinado a tornar a ferramenta tão boa quanto nova. Aqui, discutiremos a abordagem de triagem.

Nem todas as brocas são fáceis de afiar. Os bits de ponto Brad, os brocas e os bits Forstner são exigentes e você precisa fazer muita pesquisa para reabilitar um deles. Mas a maioria de nós não usa essas ferramentas com frequência - elas são realmente boas ferramentas para trabalhar madeira. Para perfurar em casa, usamos brocas helicoidais e brocas de pá. E esses dois tipos humildes se prestam bem a uma rápida reabilitação no moedor de bancada.

A primeira coisa a saber sobre a afiação de bits de torção e de pá é que os ângulos são importantes, mas não tão importantes. Há algum espaço de manobra. Se você tiver uma retificadora de bancada com um descanso de ferramenta ajustável, poderá até olhar os ângulos. Sim, é uma idéia melhor ser o mais preciso possível e usar um medidor para definir os ângulos de retificação. Mas a maioria dos profissionais concorda que, se você estiver a alguns graus do ideal, sua parte ficará bem.

Como afiar torções com um moedor de bancada

Os bits de torção são os que você provavelmente possui. Os mais baratos são de aço simples de alta velocidade, e os mais caros têm um revestimento (geralmente de metal duro) para ajudar a prolongar a nitidez da lâmina. Um bit de torção comum tem muitos ângulos e facetas. Os que mais importam são as arestas de corte das duas ranhuras angulares, onde elas se encontram na ponta da broca. As flautas atrás deles, que rolhavam a haste, raramente ficam embotadas; seu objetivo principal é remover os resíduos do furo, e não cortar.

Se você estudar a ponta de uma torção, verá que não há nada plano lá. Isso complica o processo de afiá-las em um moedor de bancada, mas tudo o que realmente significa é que, em vez de manter a broca em um ângulo constante, como você faria com uma faca de cozinha, você a torce levemente enquanto trabalha para seguir o perfil da ponta . Uma broca de torção padrão pode ser afiada em segundos com duas passagens na roda: uma para cada ponta plana.

A maioria das retificadoras de bancada tem um descanso de ferramenta com uma ranhura na superfície predefinida para engatar uma broca com a roda exatamente no ângulo de 31 ° que as brocas de torção exigem /.

Quase todos os bits de torção têm um ângulo padrão para a ponta de corte: 118 graus. Se você estiver construindo um gabarito de afiação, precisará conhecer esse ângulo. Mas, para colocar rapidamente uma nova vantagem, o ângulo que você precisa saber é de 31 graus. E se você não é um fã de geometria, aqui estão algumas boas notícias: A maioria dos apoios para ferramentas de retificadoras de bancada tem um sulco pré-moldado que é definido em 31 graus, exclusivamente para ajudá-lo a afiar seus bits de torção. Mas se o descanso da sua ferramenta retificadora de bancada for plano, aqui está uma dica rápida: pegue duas porcas hexagonais ou cabeças de parafusos e pressione-as juntamente com as faces planas niveladas. O ângulo formado na junção dos dois lados está muito próximo do ângulo desejado para a ponta da broca. Triture as pontas e use as cabeças de porcas ou parafusos como guia para refinar o seu trabalho até que ele esteja correto.

Etapa 1 Moer a primeira ponta da flauta a 31 graus

Com a roda giratória do seu moedor de bancada (escolha uma velocidade relativamente baixa se o moedor for ajustável), pressione suavemente a borda de ataque de uma das ranhuras de dois bits contra o rebolo.

Etapa 2 Moer a outra flauta

Gire a broca e gire-a lentamente enquanto mói a ponta da outra flauta. A sequência é primeiro uma flauta, depois a segunda. E não exagere, mantendo a quantidade de material que você retira de cada flauta igual.

Como afiar bits de pá em um moedor de bancada

As arestas de corte horizontais nas brocas de pá levam uma surra. Um moedor de bancada pode trazê-los de volta à vida.

As brocas de pá são usadas principalmente para orifícios de diâmetro maior e ficam sem brilho muito rapidamente. Não os jogue fora. É a aresta de corte plana perpendicular à haste da broca que faz o corte em uma broca de pá. O ângulo de corte nessas arestas é de aproximadamente 10 graus. Então, tudo o que você realmente precisa fazer é ajustar o descanso da ferramenta no moedor de bancada, para que ele seja deslocado em 10 graus a partir do ângulo perpendicular onde o descanso da ferramenta encontra a roda. Em seguida, afie cada ponta da broca, suavemente, para atualizar a ponta. Verifique se as arestas de corte estão orientadas contra a roda para seguir o ângulo de corte original.

A maioria das brocas de pá inclui dentes retos nas bordas externas da broca. Isso ajuda a criar uma borda limpa para o furo, mas somente quando eles são afiados. Se você estiver afiando, você mesmo se despede, dê um adeus aos dentes retos. Se as suas arestas de corte estiverem afiadas e afiadas, você não precisará das pontas retas.

Passo 1 Afie a primeira flauta

Coloque o descanso da ferramenta em sua retificadora de bancada, para que fique 10 graus afastada da interface da roda. Com o ângulo de corte em um lado da broca orientado para seguir o ângulo da roda, pressione a borda da broca contra a roda e crie delicadamente uma nova aresta. Isso significa triturar a ponta de corte que está fora da broca.

crédito: Mark Johanson

Passo 2 Afie a segunda flauta

Vire a ponta e afie o outro lado da mesma maneira, afiando o dente reto.

Vire a ponta e afie o outro lado da mesma maneira, esmagando o dente reto.

Sem moedor de bancada?

Se você não tiver acesso a um moedor de bancada, ainda poderá afiar as brocas. Arquivos de metal certamente podem ser usados, e são a melhor opção se você deseja aprimorar bits mais complexos, como brocas e forstners. Mas se você deseja colocar ferramentas elétricas para trabalhar para você, você tem pelo menos duas outras opções para o triturador de bancada:

  • Lixadeira de correia: Coloque a lixadeira de cinta com uma cinta de 100 grãos e prenda-a em uma superfície de trabalho robusta na posição vertical. Idealmente, oriente-o em seu torno de bancada para poder usar sua superfície de trabalho como um ponto de descanso robusto para a broca. Você terá que fazer o possível para atingir os ângulos necessários para as dicas de bits, mas isso pode ser realizado com bastante facilidade.
  • Acessório da furadeira elétrica: Se você pesquisar, poderá encontrar acessórios de afiação de brocas que se encaixam em uma furadeira elétrica. A maioria tem um guia que se encaixa no mandril da broca.
  • Ferramentas de afiação de brocas: Existem várias ferramentas de afiação disponíveis no mercado (o Drill Doctor é o mais conhecido). Eles custam de US $ 50 a US $ 150, dependendo de seus recursos. Depois de descobri-los, eles são muito fáceis de usar.
As ferramentas de afiação de brocas são fáceis e convenientes de usar,

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: COMO AMOLAR BROCA (Pode 2024).