Como isolar um sótão

Pin
Send
Share
Send

Enquanto a maioria das casas contém algum isolamento no sótão, muitas são sub-isoladas. Essa é uma questão significativa porque o isolamento do sótão pode ajudar a reduzir significativamente os custos de aquecimento e refrigeração, além de tornar a área de estar mais confortável. Aqui está uma olhada em como aumentar a eficiência energética da sua casa, atualizando o isolamento do sótão.

Você tem o suficiente?

O primeiro passo é determinar quanto isolamento você possui atualmente e quanto você precisa adicionar. Para uma avaliação rápida, entre no sótão e olhe em volta - se você puder ver as partes superiores das vigas do teto, seu isolamento no sótão não está de acordo com os padrões atuais.

Para ser mais preciso, você também pode medir a profundidade do isolamento e converter as polegadas em Valores R. Os valores R medem a resistência de um material de construção ao fluxo de calor. É um número útil para saber, porque nivela o campo de jogo ao comparar materiais de isolamento. Todos os materiais de isolamento de sótão comuns estão dentro da faixa de R-3 a R-4,5 por polegada. Portanto, mesmo se você não souber o que está atualmente no sótão, poderá ter uma idéia do valor-R aproximado.

Ao inspecionar o sótão, tenha cuidado. Não coloque peso nas seções entre as vigas do teto. A superfície oculta é provavelmente o drywall que compõe o teto abaixo e não foi projetado para suportar seu peso. Use pranchas ou uma folha de madeira compensada sobre as vigas para mover-se pelo sótão. Ao trabalhar no sótão, vista-se adequadamente. Os sótãos podem estar muito quentes ou muito frios, e geralmente são muito poeirentos. Use calças compridas, uma camisa de manga longa e use uma máscara contra poeira.

Sótãos mais antigos podem ter um piso de tábua sobre as vigas. Nesse caso, você pode erguer uma ou duas tábuas do piso para verificar quanto isolamento está instalado nas cavidades das vigas.

Avalie a profundidade do isolamento existente para determinar a quantidade que você precisa adicionar. Ver as partes superiores das vigas do teto indica que esse sótão requer outra camada de material.

Na maioria dos casos, você pode adicionar um novo isolamento sobre o antigo. Porém, o isolamento úmido ou mofado e o material comprimido devem ser removidos antes de adicionar mais isolamento.

Materiais de isolamento

Aqui está uma olhada em materiais de isolamento comuns no sótão.

  • Mantas e cobertores. Os mais comuns são feitos de fibra de vidro ou lã mineral, mas você também pode encontrar mantas de denim e outros materiais. Eles vêm em uma variedade de espessuras com o valor R listado na embalagem. Eles são dimensionados para encaixar por atrito entre as vigas do teto. Ao adicionar ao isolamento existente, as mangas não-colocadas devem ser colocadas perpendicularmente às vigas do teto. Os custos variam de acordo com o produto, mas esperamos pagar de US $ 0,30 a US $ 0,40 por pé quadrado por uma bateria de R-19. Adicione cerca de US $ 1 por metro quadrado se um profissional fizer o trabalho.
  • Preenchimento solto ou insuflado. Fibra de vidro fiada ou celulose, que é um produto à base de papel tratado com produtos químicos retardadores de fogo, podem ser sopradas no sótão usando equipamentos especiais. Esse tipo de instalação permite uma cobertura completa em espaços apertados e com formatos incomuns. Os custos dos dois materiais são semelhantes: US $ 0,70 a US $ 0,80 por pé quadrado para um R-20. Esse tipo de instalação geralmente é gerenciado por um profissional, adicionando cerca de US $ 2 por pé quadrado para encargos trabalhistas, mas o equipamento de instalação está disponível para aluguel para o DIYer. Alguns varejistas fornecerão uma máquina gratuitamente quando você comprar uma certa quantidade de produto.
  • Spray de espuma. Este é um produto instalado profissionalmente e usado em circunstâncias limitadas, geralmente quando o sótão será convertido em área útil e você deseja isolar as vigas do telhado. Custa cerca de US $ 1 por pé de tábua, e os custos de mão-de-obra são pelo menos o dobro dos de outros materiais.
Usar isolamento de preenchimento solto ou soprado é uma boa maneira de isolar áreas de difícil acesso.

Há mais em isolar do que isolar

O isolamento do sótão não existe no vácuo. Para ser eficaz, o isolamento funciona melhor quando combinado com vedação de ar e ventilação adequada no sótão.

Selagem a ar é o processo de impedir que o ar em movimento, o ar que é aquecido ou resfriado, escape da sala de estar. O isolamento do sótão diminui a perda de calor condutora, mas não impede a perda de calor do ar em movimento. Juntos, o isolamento do sótão e a vedação do ar podem ajudar a tornar a energia do sótão eficiente.

A vedação a ar está entre as tarefas mais comuns da casa. Isso significa que você ou seu contratado deve vedar qualquer penetração no piso do sótão. E existem muitos deles, incluindo caixas para luminárias e penetrações de cabos elétricos, dutos de aquecimento e resfriamento, canos e condutos e chaminés. A maioria pode ser selada com espuma de spray que vem em uma lata ou calafetar. Lembre-se de que, em alguns casos, calafetagens especiais podem ser necessárias. Alguns códigos de construção exigem calafetagem de bloqueio de incêndio ao vedar penetrações entre pisos. Calafetagens formuladas para situações de alta temperatura devem ser usadas ao vedar aberturas ao redor de condutas e chaminés.

Ventilação no sótão expele o ar carregado de umidade que entra no sótão. Se não for fornecida uma rota de fuga, a umidade poderá condensar no espaço frio acima do isolamento, umedecendo o isolamento, tornando-o inútil e possivelmente danificando os materiais de construção. Embora pareça contraditória, a ventilação do sótão também ajuda a manter o espaço do sótão fresco, o que é um fator importante em climas que sofrem fortes nevascas. A ventilação do sótão evita que o ar quente do sótão derreta a neve do telhado, que derrete e drena para onde recongela nos beirais, causando barragens de gelo que podem danificar o telhado. Em climas frios e com neve, a idéia do sistema de telhado / sótão é aquela em que os tetos são muito bem isolados enquanto o espaço inacabado do sótão tem um fluxo livre de ar externo.

A ventilação do sótão trabalha com isolamento para criar um sótão com eficiência energética.

Uma das melhores maneiras de garantir ventilação adequada é usar uma combinação de aberturas de intradorso e cumeeira. Essa combinação cria um loop convectivo. À medida que o ar externo é aspirado próximo ao piso do sótão através das aberturas do intradorso, ele se eleva para sair das aberturas do cume ao longo do topo do telhado, levando a umidade com ele. Para trabalhar, o isolamento do sótão não pode cobrir os respiradouros do intradorso. Os defletores instalados entre as vigas do telhado mantêm os respiradouros limpos e fornecem um caminho para o ar de ventilação.

Nas casas em que a ventilação da cumeeira e as aberturas do intradorso não são práticas, a ventilação pode ser melhorada com aberturas de empena nas paredes finais da casa, localizadas perto do pico do telhado, e com aberturas de teto ajustadas na superfície do telhado com bonés brilhavam.

A ventilação adequada pode exigir uma combinação de vários desses métodos de ventilação.

Pin
Send
Share
Send