Como reparar rachaduras no concreto

Pin
Send
Share
Send

Com inspeção e reparo regulares, uma laje de concreto pode durar muitas décadas.

O concreto é um dos materiais de construção mais antigos e mais duráveis, mas como qualquer pessoa com uma parede de fundação ou calçada pode atestar, o concreto é propenso a rachaduras. Uma rachadura em si nem sempre é um grande problema estrutural: mas a questão maior é que as rachaduras crescem. Especialmente em climas mais frios, as fissuras de concreto são vulneráveis ​​ao ciclo de congelamento / degelo. Eles enchem de água, a água congela e a rachadura se expande, potencialmente levando à falha estrutural.

A boa notícia é que as fissuras de concreto são muito fáceis de consertar e, quando reparadas corretamente, você pode preservar a integridade estrutural de sua parede, garagem, pátio, piscina ou calçada.

É um crack ao vivo?

Rachaduras no concreto sempre acontecem por uma razão. Em quase todos os casos, as rachaduras ocorrem devido a uma de duas causas: problemas de estresse ou drenagem. A fixação das paredes da fundação e outras formas de movimento criam forças internas no concreto, resultando em rachaduras e outras formas de danos. Ou a drenagem inadequada permite que a pressão da água se acumule em torno das paredes de concreto, o que também pode resultar em rachaduras relacionadas ao estresse. Quando você descobre uma rachadura em uma estrutura de concreto, é sempre uma boa idéia marcar as extremidades da área rachada e medir a largura da rachadura em seu ponto mais largo. Monitore-o por algumas semanas: se a rachadura continuar a se alongar ou aumentar, é uma rachadura viva e sua melhor opção é consultar um inspetor ou engenheiro estrutural para ajudar a identificar e remediar a fonte da rachadura.

Preparação para reparo de rachaduras

Se a fissura de concreto que você encontrou está em uma superfície plana e horizontal, como uma entrada de automóveis, ou em uma superfície vertical como uma parede da fundação do porão, o procedimento de reparo é praticamente o mesmo. A chave é livrar-se do máximo de concreto possível. Use um cinzel frio e um maul (um trenó de mão) para remover o concreto solto (use equipamento de segurança, especialmente proteção para os olhos e uma máscara de partículas). O objetivo é criar uma chaveta em forma de cauda de andorinha dentro e ao redor da fenda. Ele deve ser mais largo na base do que na parte superior, para que o produto de reparo de concreto não caia da fenda quando endurecer. Esta é a parte mais difícil do procedimento. Evite usar esmerilhadeiras ou outras ferramentas mecânicas, pois você deve tentar manter o máximo de concreto original intacto possível, enquanto cinzela uma chaveta da forma correta.

Depois de esculpir todo o material solto e modelar uma chaveta em cauda de andorinha, use uma escova de arame para remover qualquer resíduo restante e limpe a área de reparo com água ou, se houver manchas à base de óleo na área, use um concreto / detergente de asfalto ou mesmo detergente para lavar louça. Deixe a área de reparo secar e, em seguida, prepare-a com uma fina camada de agente adesivo de concreto à base de látex, o que é especialmente importante para rachaduras maiores que 1/16 de polegada.

O patcher de concreto é uma mistura seca à base de cimento, vendida em baldes ou sacos e, muitas vezes, fortificada com vinil ou outros aditivos.

Reparando grandes rachaduras

Para rachaduras maiores, use uma mistura de reparo de concreto cimentício, que geralmente é vendida em banheiras de 20 libras, embora tamanhos menores também estejam disponíveis. Essas misturas de pó seco têm agregado pequeno, para que possam se ajustar a espaços pequenos e angulares, mas são formatadas da mesma maneira que a mistura de concreto ensacado.

  1. Siga as instruções de mistura na embalagem - é quase sempre uma boa idéia usar o agente de ligação de látex como aditivo líquido em vez de água pura, embora muitos produtos vendidos hoje tenham aditivo de vinil ou látex pré-misturado para que você não precise adicionar agente de ligação, a menos que você realmente queira. O fluido de látex (ou em alguns casos polimerizado) torna o produto de reparo mais flexível e passível de expansão e também aumenta a sua flexibilidade após a cura, para que ele possa se mover levemente.
  2. Aplique a mistura de reparo com uma espátula apontadora, pressionando-a firmemente na fenda e enchendo demais um pouco. Certifique-se de usar luvas, pois o cimento Portland desses produtos é cáustico à pele.
  3. Alise a superfície com a espátula, depois de configurada, para nivelá-la com as superfícies circundantes. Se a estrutura de concreto que está sendo reparada tiver uma textura, você pode usar uma escova de arame para misturar o reparo, mas tente fazê-lo antes que o produto de concreto endureça - uma hora após a aplicação.
Uma espátula apontadora é uma ferramenta de aplicação versátil para trabalhos de reparo de concreto, incluindo reparo de trincas e juntas de argamassa apontadora de dobra.

Os produtos de reparo de concreto cimentício podem ser pintados (quando curados) com qualquer tinta de alvenaria ou selador que você usaria na parede ou na garagem, incluindo tinta de piso de garagem à base de epóxi.

Os calafates para reparo de concreto polimerizado são eficazes e fáceis de aplicar, mas nem sempre se misturam bem e muitos não podem ser pintados.

Correções rápidas: Reparando pequenas rachaduras

As rachaduras menores (com menos de 1/16 de polegada de largura) podem simplesmente ser calafetadas com um dos muitos produtos disponíveis para reparo de rachaduras de concreto. Vendidos em cartuchos, esses produtos são tradicionalmente à base de poliuretano, embora alguns produtos mais recentes sejam criados com polímeros menos cáusticos ou possam até usar epóxi. Como esses produtos têm uma adesão muito alta, geralmente não é necessário esculpir uma chaveta em forma de cauda de andorinha - basta limpar a fenda com uma escova de arame, enxaguar e aplicar o produto com uma pistola de calafetar, de acordo com as instruções da embalagem. Embora conveniente e altamente flexível (o que é bom), fazer reparos com esses produtos tem uma desvantagem, pois o produto de reparo normalmente não pode ser modelado ou polido após a aplicação, e muitos não aceitam a tinta corretamente.

Nota final

Seja com uma espátula em uma mistura de reparo de pó seco ou injetado um produto polimerizado de um cartucho de calafetagem, seu principal objetivo deve ser o de cuidar do reparo o mais rápido possível, especialmente em um ambiente externo. Depois de efetuar a correção, fique de olho na rachadura para ver se está viva e entre em contato com um engenheiro estrutural se a rachadura continuar a aumentar ou aumentar após o reparo.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Minha calçada trincou posso fazer reparos sem fazer a remoção total? (Pode 2024).