Como acender uma luz piloto a gás

Pin
Send
Share
Send

A maioria das gamas de gás contemporâneas possui dispositivos de ignição eletrônica para acender a chama nos queimadores e no forno quando você liga os controles. Em modelos mais antigos, no entanto, assim como em alguns modelos contemporâneos, você pode encontrar um piloto permanente. Esta é uma pequena chama que deve estar constantemente acesa para que o aparelho funcione. Não é incomum o piloto sair, e é fácil reconquistar. Você deve consultar o manual do seu modelo para obter detalhes sobre onde o piloto está localizado, mas, na maioria das vezes, encontrará um par de pilotos para os queimadores no fogão embaixo de uma tampa e um para o forno embaixo do chão.

Como acender uma luz piloto de forno a gás

Por que o piloto saiu?

Basta uma rajada de vento para que um piloto saia, mas às vezes o problema, especialmente no forno, é um tubo piloto bloqueado. Outro problema comum é um sensor de chama gasto, às vezes chamado de termopar, que controla o piloto do forno. Este componente consiste em uma sonda metálica conectada a um tubo de cobre, que por sua vez é conectado à válvula de gás. Seu trabalho é manter a válvula aberta quando o piloto está ligado, para que o gás flua e o piloto permaneça ligado. Se não conseguir que o piloto do forno permaneça aceso seguindo o procedimento recomendado para acendê-lo, chame um aparelho profissional para substituir o termopar.

Comece com os queimadores

Antes de acender o piloto no forno, é importante garantir que os queimadores estejam funcionando, pois será necessário ativá-los antes de acender o piloto. Se nada acontecer ao ligar um dos queimadores, talvez seja necessário reativar o piloto para esse queimador. Geralmente, existem dois pilotos - um para os queimadores à esquerda e outro para os queimadores à direita.

Para reativar os pilotos do queimador, remova as tampas do queimador, se houver alguma, segure a parte frontal do fogão e levante-a para ter acesso aos tubos de gás embaixo. Se o fogão não tiver um suporte embutido para mantê-lo na posição, levante-o ou peça a ajuda de um ajudante.

Observe a abertura do piloto no tubo a meio caminho entre cada conjunto de queimadores. Acenda um isqueiro de cano longo e mantenha a chama dentro da abertura até ver uma pequena chama azul começar a queimar. Remova o isqueiro e verifique se a chama continua acesa. Se ele sair, talvez seja necessário clanar a abertura do piloto com uma agulha. Quando as duas chamas estiverem acesas constantemente, você poderá substituir o fogão e as tampas do queimador.

Acenda o piloto do forno

Na maioria dos fornos, o piloto está na parte traseira do compartimento do forno. Você pode acessá-lo removendo a gaveta inferior, mas em muitos casos, é necessário remover a porta e o piso do forno para alcançá-lo. Para remover a porta do forno, abra-a, segure nos dois lados e levante-a das dobradiças (tenha cuidado, é pesado!). Depois de colocá-lo em um local seguro, remova os parafusos que seguram o chão e deslize-o para fora para expor os tubos de gás por baixo.

O orifício piloto está no final de um pequeno tubo logo acima dos queimadores do forno. Antes de acendê-lo, ligue os dois queimadores traseiros no fogão para drenar o ar da linha de gás. Empurre o controle do forno enquanto segura um isqueiro na frente do orifício piloto. Isso pode exigir a ajuda de outra pessoa. Remova o isqueiro quando a pequena chama piloto azul começar a queimar, mas mantenha o controle do forno pressionado. Solte o controle após 30 a 60 segundos e verifique se o piloto permanece ligado. Desligue os queimadores do fogão, substitua o piso e a porta do forno e o forno está pronto para uso.

Pin
Send
Share
Send