Diferentes tipos de solo argiloso

Pin
Send
Share
Send

Existem várias categorias de solo e, devido às suas características únicas, cada uma oferece diferentes benefícios crescentes e diferentes limitações. Os tipos de solo são areia, argila, lodo, turfa, giz e barro.

Os tipos de solo argiloso podem variar de acordo com o tipo de solo e o tipo de solo.

O solo argiloso é considerado um solo com alto teor de nutrientes. Embora esse solo possa ser um desafio com o qual trabalhar, uma vez que você aprenda a cultivá-lo, esse solo fornecerá ótimos resultados. É importante saber que, além de haver diferentes tipos de solo, também existem diferentes tipos de argila.

O que é solo argiloso?

Os solos argilosos são considerados um dos solos mais pesados. O solo pode reter uma tonelada de nutrientes e muita água devido aos capilares entre as partículas de argila, e leva um pouco mais de tempo para drenar. Fora de todos os solos, solo argiloso tem as menores partículas.

Identificar o solo argiloso é relativamente fácil de fazer. É pegajoso quando molhado, pode ser enrolado, pode ser manchado facilmente e pode ser suavizado para um acabamento mais brilhante. Porém, o solo argiloso tem uma propensão a ficar muito duro quando seca, o que faz com que a argila se quebre enquanto estiver secando.

Características do solo argiloso

A olho nu, todo o solo pode parecer o mesmo, motivo pelo qual as pessoas frequentemente confundem os tipos de solo, mas existem maneiras específicas de diferenciá-los. Vários solos têm cores, texturas e outras características diferentes que os diferenciam. A razão pela qual o solo argiloso é considerado tão difícil de trabalhar é porque possui características diferentes que o diferenciam do resto.

Argila tem uma textura suave por causa de seu pequeno tamanho de partícula. Comparado a outros solos, uma grande quantidade de argila pode estar em um espaço pequeno, porque não há brechas, enquanto o solo com grandes partículas tem muito mais brechas. Se o solo tiver partículas grandes, isso dará uma textura mais áspera, enquanto as pequenas partículas de argila darão uma textura mais suave.

Devido ao pequeno tamanho de partícula da argila, o solo é muito denso, e se une, razão pela qual algumas raízes das plantas não conseguem penetrar no solo argiloso. Um aspecto positivo disso, porém, é que os solos argilosos são resistentes à erosão. Um aspecto negativo é que leva mais tempo para o solo pesado com argila se aquecer após uma estação de tempo frio.

Diferentes porcentagens de solo argiloso

Existem quatro tipos de solo argiloso que diferem nas características, dependendo da quantidade de argila no solo. As diferentes porcentagens de solo argiloso incluem solos de lodo com 0 a 10% de argila, solos argilosos com 10 a 25% argila, solos argilosos com 25 a 40% argila e solos argilosos com 40% argila.

Lodo de solos com argila de 0 a 10 por cento

Este tipo de solo tem propensão a formar uma crosta, o que dificulta o solo. Você não pode transbordar este solo porque ele se tornará muito compacto e a água não poderá permear o solo. Esse tipo de solo geralmente é fácil de cultivar, mas você não deve cultivar esse tipo de solo em condições úmidas.

Solos argilosos com argila de 10 a 25%

Crostas com este tipo de solo podem ser realmente sérias. É difícil cultivar esse tipo de solo argiloso porque possui uma baixa quantidade de argila e material orgânico.

Solos argilosos com argila de 25 a 40%

Este tipo de solo é de cor escura e deve ser lavrado com o conteúdo correto de água para ser cultivado corretamente. Se o ambiente ficar muito seco, a argila pode ficar torrada.

Solos de argila com argila de 40%

Os solos argilosos pesados ​​precisam de muita recompactação para serem considerados um solo ideal. É muito rico em nutrientes, mas não pode ser cultivado em condições úmidas.

Como trabalhar com solo argiloso

Pode ser difícil trabalhar com o solo argiloso, mas apenas se você não souber como decompô-lo adequadamente. Tudo o que você precisa fazer é quebrar a argila em migalhas separadas, o que permitirá que a água e os nutrientes alcancem melhor as raízes das plantas. Também aquece o solo argiloso, o que o tornará mais maleável e mais fácil de trabalhar.

Para quebrar a argila, você deve adicionar o composto ou o solo orgânico para jardim Miracle Gro Choice para soltar o solo. É melhor trabalhar com plantas, árvores e arbustos menores, porque eles podem se adaptar ao solo argiloso mais rapidamente do que outros tipos de plantas.

Você também pode adicionar cal ou gesso (um mineral sulfato macio composto por sulfato de cálcio di-hidratado). Evite adicionar areia ao solo argiloso, pois transformará o solo em uma textura mais parecida com cimento. Esse tipo de textura mata suas plantas porque elas não recebem nutrientes suficientes.

Plantas que crescem no solo argiloso

Ao tentar descobrir que tipo de planta você deseja colocar no solo argiloso, saiba que é melhor usar plantas com raízes. As raízes têm raízes retas e afiladas que crescem diretamente para baixo no chão. As plantas que têm raízes profundas incluem a serralha de borboleta, as estrelas azuis e os silfios. Os Bluestars florescem na primavera, os silfios crescem altos e a serralha borboleta é uma planta de altura curta a média.

Outras plantas que funcionam bem em solo argiloso incluem estrelas em chamas com flores de magenta, ásteres, hastes de ouro, Susans de olhos pretos, coreopsis de flores amarelas e gramíneas ornamentais como capim, grama indiana e grande bluestem. Todos esses tipos de plantas adoram o sol pleno, mas se você tem uma área cheia de solo argiloso que não recebe sol suficiente, pode plantar samambaias, gengibre selvagem ou madeira.

Melhores vegetais para o solo argiloso

Você pode cultivar vegetais em solo argiloso, como alface, acelga, feijão, brócolis, couve de Bruxelas e couve. Você também pode cultivar milho doce, abóbora e abóbora no meio e no final da estação. Abóboras e abóboras crescem bem em uma variedade de solos, mas crescem especialmente bem em solo argiloso com composto misturado. Se você estiver se sentindo aventureiro e com o clima certo, também pode cultivar arroz em solo argiloso.

Diferentes tipos de solo

O solo arenoso é considerado um solo leve, porque há uma grande quantidade de areia e apenas um pouco de argila. Esse tipo de solo possui drenagem rápida da água, o que significa que é mais fácil trabalhar com ele do que com outros tipos de solo. O solo de turfa retém muita umidade; portanto, os jardineiros domésticos geralmente o importam para tornar o solo básico ideal para o cultivo de plantas.

O solo sedimentado é leve, possui uma alta taxa de fertilidade, mantém a umidade e drena bem. Se você já se perguntou como é o solo sedoso, esse tipo de solo possui partículas finas; portanto, é conhecido que ele é lavado rapidamente se você não adicionar um tipo diferente de matéria orgânica para compactá-la em pedaços. O solo de giz pode ser um solo leve ou pesado porque seus níveis de alcalinidade são altos. O carbonato de cálcio ou cal torna este solo mais alcalino.

Solo de barro é uma mistura de areia, silte e argila. A combinação dos três solos anula as propriedades negativas de cada solo. O solo argiloso é conhecido por ser super fértil e fácil de trabalhar, além de possuir excelente drenagem. Este tipo de solo é considerado um favorito entre os jardineiros.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Aula prática - tipos de solos argiloso e arenoso (Pode 2024).