Sobre Colméias

Pin
Send
Share
Send

Com cerca de 20.000 espécies de abelhas no mundo, não é surpreendente que elas tenham diferentes tipos de colméias. Enquanto algumas abelhas instalam suas casas em árvores, outras se enterram no subsolo para formar suas colméias. Onde as abelhas montam suas colméias também afeta seu comportamento e como elas vivem.

Crédito: Natali_Mis / iStock / GettyImagesSobre colméias

Colmeias de abelhas selvagens

Ao contrário das abelhas que são mantidas nas colméias pelos apicultores, para que o mel possa ser colhido, as abelhas selvagens geralmente constroem colméias em cavidades de árvores no chão. As abelhas operárias fazem as colmeias, que são usadas para armazenar o mel que as abelhas comem durante os meses de inverno. As colmeias também abrigam larvas de abelhas, além de néctar e pólen.

Comportamento de abelhas selvagens

Colmeias selvagens são bem organizadas e vivem de uma estrita divisão do trabalho. Isso ajuda a garantir que todos os membros da colméia sejam bem cuidados, incluindo as abelhas jovens. As colmeias são instaladas em cavidades voltadas para o sul e com uma entrada voltada para baixo.

Para fazer a colméia, as abelhas retiram a casca e suavizam as paredes. Em seguida, mastigam cera até que fique macia e a usam para criar os favos de mel. As abelhas operárias vivem apenas cerca de seis semanas, mas fazem muito enquanto estão vivas. Além de construir a colméia, eles saem e colhem néctar das plantas com flores. Este néctar é usado para criar cera para a construção de colméias e também para o mel.

Colmeias de abelhas

Os zangões preferem montar suas colméias no subsolo. Eles costumam fazer isso em túneis de animais abandonados e tocas. Os zangões usam apenas um ninho por um ano. O local da colméia é selecionado na primavera, quando a abelha rainha emerge da hibernação. Ela reveste o buraco escolhido com grama seca e musgo. Os abelhas operárias entram e costumam construir um dossel de cera sobre a entrada da colméia. Isso detém predadores, como gambás.

Comportamento do zangão

Todos os insetos sociais, como abelhas, abelhas, têm uma tarefa específica. Há a abelha rainha e depois as abelhas zangões e operárias. A rainha põe ovos, enquanto os drones fertilizam as rainhas. As abelhas operárias fazem todos os outros trabalhos, incluindo a construção da colméia.

Os zangões sobrevivem comendo néctar e pólen das flores. Eles também produzem mel mastigando pólen, que se mistura com a saliva para criar mel. Este mel é alimentado à rainha e às abelhas jovens. Depois de sair para forragear, um zangão carrega de 25 a 75% do seu peso corporal em pólen e néctar.

Colmeia de abelhas

Ao contrário dos abelhões, com os quais se parecem, as abelhas carpinteiras não são criaturas sociais. Essas abelhas constroem seus próprios ninhos únicos em madeira nua, sem pintura e desgastada pelo tempo. No ninho, uma abelha carpinteira põe ovos, que se reproduzem em abelhas adultas.

Carpenter Bee Behavior

Embora eles montem colméias em árvores, as abelhas carpinteiras também são conhecidas por fazer ninhos em prédios e outros objetos de madeira. Estes incluem beirais, tapume, portas, caixilhos de janelas, decks, postes telefônicos e móveis de madeira ao ar livre.

Os adultos da abelha de carpinteiro hibernam em túneis de ninho abandonado. Surgem então em abril ou maio para acasalar e entrar novamente nos túneis para pôr ovos. Eles deixam para trás uma bola de pólen na qual as larvas se alimentam quando os ovos eclodem. As abelhas carpinteiras resultantes saem da colméia no verão quando adultas, e o ciclo continua.

Remoção de abelhas

Se você é incomodado por uma colméia em sua casa ou quintal, evite perturbá-la. Remover e mover uma colméia é um trabalho para um apicultor profissional. Ao descobrir uma colméia, entre em contato com a associação local de apicultores ou com o especialista em pragas sobre a mudança da colméia para um local livre de atividades humanas regulares.

Pin
Send
Share
Send