Que tipo de vidro é usado nas portas do forno?

Pin
Send
Share
Send

O vidro usado nas portas do forno deve suportar altas temperaturas, mantendo simultaneamente a temperatura dentro do forno a uma temperatura constante e proporcionando uma visão clara do interior. Nem todo o vidro é adequado para o trabalho. O vidro temperado possui as características desejáveis ​​graças à sua durabilidade, segurança e baixa condução.

Que tipo de vidro é usado nas portas do forno?

Como é feito o vidro temperado

O vidro é preparado primeiro para a têmpera. Ele é cortado no tamanho desejado e a lixa é usada para remover as bordas afiadas do vidro. O vidro é então lavado e enviado para um forno de têmpera, que aquece o vidro a 620 graus Celsius. Em seguida, o vidro é resfriado, um procedimento de resfriamento de alta pressão. O ar sob alta pressão é soprado no vidro, o que torna as superfícies mais frias que o interior. Como resultado disso, as superfícies externas entram em compressão e a parte interna permanece em tensão.

O que é vidro temperado?

O vidro temperado também é conhecido como vidro de segurança e, por ser duro, também é usado nos pára-brisas dos carros. O vidro temperado é geralmente preferido em situações em que o vidro comum pode se quebrar facilmente. O vidro temperado é cinco vezes mais forte que o vidro normal. Outra grande vantagem desse tipo de vidro é que, se quebrar, o vidro não forma cacos afiados. Em vez disso, os fragmentos são pequenos e redondos, muito parecidos com seixos.

Resistência do vidro temperado

O vidro temperado é cinco vezes mais forte, pois o processo de fabricação deste vidro é completamente diferente do vidro comum. No início de seu processo de fabricação, o vidro temperado é submetido a calor e pressão extremos, após o que é feito para esfriar rapidamente. Essa mudança repentina de temperatura faz com que o vidro fique mais estável e forte.

Usos de vidro temperado

É mais provável que o vidro temperado rache apenas em situações em que o vidro normal se quebraria. Portanto, é usado em locais onde há alta pressão ou calor. Por exemplo, as telas dos computadores são feitas de vidro temperado para que sejam mais seguras. Os chuveiros de vidro, as portas do forno e as cafeteiras nos coadores também são feitos de vidro temperado.

Como o vidro temperado quebra

A cura do vidro temperado o torna quebradiço de tal maneira que todo o painel se quebra ao mesmo tempo, em vez de se quebrar em um ponto localizado de impacto. Como o vidro temperado também é muito forte, ele não pode quebrar imediatamente, mas apenas rachar. No entanto, se houver uma rachadura no painel de vidro temperado, ele eventualmente se romperá se houver tensão contínua no vidro.

Pin
Send
Share
Send