Como derrubar uma árvore na direção desejada

Pin
Send
Share
Send

Derrubar uma árvore - mesmo que pequena - não é tarefa fácil, pois você pode ser gravemente ferido ou morto se algo der errado. Dito isto, os métodos para fazer a árvore cair na direção correta são simples e dependem de como a árvore se inclina. A tarefa mais difícil é conseguir que uma árvore que se inclina drasticamente em uma direção caia na direção oposta.

O corte de face - ou entalhe - determina a direção de queda da árvore.

Segurança primeiro

Antes de começar a cortar os entalhes para derrubar uma árvore, você precisa examinar cuidadosamente os arredores e planejar a direção da queda. Olhe para cima para garantir que a árvore não fique pendurada em galhos de árvores próximas ou em linhas de energia. Você também precisa planejar duas rotas de fuga separadas, e nenhuma delas deve estar diretamente oposta à direção da queda - se algo der errado e a árvore retroceder, isso será feito nessa direção. Remova o pincel e os detritos de ambas as rotas para ter um caminho claro.

Desenhar uma linha no tronco

O procedimento básico de corte é cortar um entalhe no lado da árvore na direção em que você deseja que ela caia, usando uma serra elétrica e depois terminar de cortar o tronco do lado oposto. O ápice do entalhe triangular deve estar a alguns centímetros abaixo do corte traseiro para criar uma dobradiça que evita que o tronco se divida ou se mova lateralmente enquanto a árvore está caindo. O primeiro passo no procedimento, portanto, é pintar uma linha horizontal ao redor do tronco para servir como referência. Deve ser sobre a cintura alta.

Fazendo o corte de rosto

O corte de face - ou entalhe - consiste em dois cortes separados; o corte superior e o rebaixo. Para fazer o corte superior, segure a serra perpendicularmente ao tronco e incline-a para que o plano da barra faça um ângulo de 70 graus em relação à linha no tronco. A serra deve penetrar um terço do diâmetro do tronco quando atingir a linha. O corte inferior é um corte ascendente semelhante que faz um ângulo de 20 graus em relação à linha. É fundamental que o corte superior e o corte inferior se encontrem exatamente, e que um não se estenda além do outro - essa condição é chamada de holandês e pode fazer com que o tronco se divida quando a árvore cai.

Fazendo o corte traseiro

O corte traseiro é um corte horizontal de 5 a 15 cm acima do ápice do entalhe. Se a árvore estiver inclinada na direção em que você deseja que ela caia, ela deve começar a cair quando o corte traseiro se estender pela metade do tronco. Assim que a árvore começar a cair, remova a serra e use uma das rotas de fuga para sair do caminho. Se a árvore estiver inclinada na direção oposta, é necessário fazer o corte traseiro em estágios, acionando as cunhas ao apoiar o tronco para impedir que a serra se prenda. Depois que o corte traseiro se estender na metade do tronco, dirija as cunhas mais fundo com uma marreta para forçar a árvore na direção da queda.

Pin
Send
Share
Send