Um guia do proprietário para acabamentos de madeira

Pin
Send
Share
Send

Os acabamentos em madeira podem penetrar no grão de madeira ou permanecer na superfície.

Um bom acabamento de madeira normalmente protege a madeira, permitindo que a beleza natural do grão brilhe, o que o diferencia da tinta ou de outros revestimentos opacos. Você encontrará uma variedade de acabamentos na maioria das lojas de hardware e, embora possa pensar que há um único melhor para cada aplicativo, isso não é necessariamente verdade. Várias considerações entram em sua decisão. Deseja que o acabamento seja fosco ou brilhante? Você prefere textura de grão de madeira natural a um revestimento de filme liso? A madeira precisa de proteção contra luz solar, impacto ou tráfego de pessoas? Quanto tempo você está disposto a dedicar ao acabamento? Um entendimento básico das características de diferentes acabamentos ajudará você a se decidir.

Acabamento de filme ou óleo de secagem

Você normalmente aplica acabamentos de filme com um pincel.

Os óleos penetrantes protegem por dentro, enquanto os acabamentos dos filmes permanecem na superfície e oferecem resistência ao impacto. Os dois óleos penetrantes mais comuns são o óleo de tung e o óleo de linhaça fervido. Ambos mergulham no grão e polimerizam, formando uma barreira resistente à água que permite que o grão natural brilhe. Os acabamentos dos filmes incluem: verniz, que pode ou não conter poliuretano; laca; e goma-laca. Esses acabamentos são a melhor opção se você deseja que a madeira assuma uma aparência suave e brilhante.

Óleo de Tung e Linhaça

Os óleos penetrantes clássicos vêm de fontes naturais. O óleo do tung é derivado das sementes da árvore do tung, que cresce na Ásia; e óleo de linhaça, que é produzido pressionando sementes de linho. O óleo de linhaça puro não endurece - ele precisa ser fervido ou fervido duas vezes para torná-lo adequado para acabamento de madeira.

Verniz

O uso de verniz data para os antigos egípcios, e há uma variedade de formulações. O verniz tradicional é uma mistura de solventes e alquídicos de plantas, enquanto os tipos mais modernos incluem plásticos como acrílico e poliuretano. Os vernizes são normalmente de secagem lenta e endurecem por polimerização ou reticulação à medida que curam.

Óleos para madeira

Os óleos de acabamento comerciais são geralmente uma mistura de verniz e óleo penetrante. A proporção exata de cada um em qualquer produto específico pode não estar especificada no recipiente. Os óleos de acabamento geralmente também contêm corantes de madeira.

Acabamentos Evaporativos

Os marceneiros orientais são os principais responsáveis ​​pelos dois principais acabamentos evaporativos disponíveis hoje. O goma-laca é um produto produzido pela dissolução de secreções do lac bug, que vive na Tailândia e no sul da Índia, em álcool. Artesãos japoneses originalmente fizeram laca de urushiol - a seiva do Rhus verniciflua árvore, que está relacionada à hera venenosa. A laca moderna é feita dissolvendo a nitrocelulose em uma sopa de solventes fortes que levam o nome genérico de diluente. A laca e a goma-laca fornecem revestimentos plásticos transparentes que endurecem assim que o solvente altamente volátil evapora.

Facilidade de Aplicação

Como o solvente é tão volátil, a laca geralmente precisa ser pulverizada.

Os óleos penetrantes são os acabamentos mais fáceis de aplicar. Normalmente, você os esfrega na madeira com um pano ou os pinta com um pincel, aguarde alguns minutos e depois limpe o excesso. No extremo oposto da escala, os acabamentos evaporativos podem ser difíceis de aplicar devido à volatilidade dos solventes que os transportam. Você pode aplicar goma-laca com um pincel, mas, a menos que tenha uma formulação projetada para escovar, as lacas devem ser pulverizadas ... O tempo de secagem do verniz muito mais lento, por outro lado, o torna perfeito para aplicação com um pincel.

Como os acabamentos evaporativos secam tão rapidamente, você pode colocá-los em camadas e obter um revestimento realmente suave e durável em pouco tempo. Você também pode fazer isso com verniz, mas leva dias para fazê-lo, em vez de várias horas. Ao usar um óleo penetrante, há pouca vantagem em aplicar mais de uma ou duas demãos.

O verniz par é a melhor escolha para madeira externa.

Melhor Acabamento Exterior

Praticamente todos os acabamentos de madeira são adequados para madeira de interiores, mas quando se trata de aplicações externas, o verniz é o único revestimento que você deve considerar. Os óleos penetrantes e os acabamentos evaporativos geralmente se deterioram muito rapidamente para fornecer proteção real, embora você possa encontrar um óleo penetrante formulado especificamente formulado para uso externo.

Um acabamento externo deve proteger contra a luz solar ultravioleta e a umidade, o que é quase uma proibição contra o uso de um acabamento claro. No entanto, o verniz da longarina tem pigmentação suficiente para preencher a conta. O verniz Spar é tipicamente formulado com alquídicos, embora possa conter um pouco de poliuretano para maior durabilidade. É uma escolha melhor do que o verniz de poliuretano puro para acabamento de móveis de exterior, além de portas externas e madeira.

Melhor acabamento de piso

O verniz de poliuretano é um acabamento de piso durável e fácil de manter.

Enquanto os artesãos de antigamente passavam por pisos acabados com óleos penetrantes e goma-laca, a maioria dos finalizadores modernos usa verniz de poliuretano. É durável, fácil de aplicar e nivela para um acabamento suave e atraente. Os brilhos brilhantes são altamente refletivos, mas os tons suaves do acabamento semibrilhante ou do piso plano são menos perturbadores e mais populares. Os aditivos que controlam o brilho têm pouco ou nenhum efeito na durabilidade do acabamento. Um acabamento típico de piso requer três demãos de verniz.

Melhor acabamento para madeira interior

Os fabricantes de móveis geralmente têm uma cabine de pintura na qual aplicam um acabamento de laca aos seus produtos, e você pode fazer isso em casa com uma lata de spray ou uma lata de laca escovável. Embora a laca seja o revestimento escolhido para mesas, armários e outras cadeiras, você também pode considerar o verniz de goma-laca ou poliuretano. Entretanto, esses dois revestimentos tendem a ficar amarelos à medida que envelhecem e provavelmente são mais adequados para os elementos internos de acabamento e madeira do que para os móveis. Verniz de verniz e poliuretano estão disponíveis em brilho, semi-brilho e brilho plano.

Baseado em Água vs. Solvente

O verniz à base de água é mais seguro para residências com pessoas sensíveis ao COV.

Vernizes e vernizes são fornecidos tanto em formulações à base de água quanto em solventes, e as variedades à base de água têm muitas vantagens. Secam mais rapidamente, limpam com água e - muito importante - contêm níveis muito mais baixos de compostos orgânicos voláteis (COV).

Escolha um produto à base de água se você estiver com pressa ou sensível a odores de tinta. Lembre-se de que, embora a durabilidade do acabamento não seja afetada pelo solvente, o acabamento de um produto à base de água pode parecer mais plástico. Isso ocorre porque a evaporação mais rápida da água não dá tanto tempo para terminar o acabamento, e o filme final não é tão flexível. Acabamentos à base de água tendem a formar bolhas no recipiente, e essas bolhas podem secar no acabamento. Para evitar isso, agite o acabamento lentamente para evitar turbulências.

Pin
Send
Share
Send