Como ajustar um amortecedor de fogão a pellets

Pin
Send
Share
Send

Fogões a pellets lembram fogões a lenha, mas oferecem qualidades atraentes. Esses fogões são populares por serem ecologicamente corretos, porque os pellets de madeira queimam de maneira limpa e produzem menos emissões e gases de efeito estufa do que a queima de combustíveis fósseis, como carvão ou óleo. Além disso, os pellets, que medem menos de uma polegada de comprimento, geralmente contêm produtos de madeira reciclada. O uso de um fogão a pellets para aquecer sua casa também pode reduzir sua conta de energia, uma vez que os pellets são mais baratos que fontes como gás ou eletricidade quando queimam com eficiência.

Como ajustar um amortecedor de fogão a pellets

A chave para colher todos esses benefícios é a palavra "eficiente". Os fogões a pellets devem ser ajustados adequadamente para garantir que os pellets queimam eficientemente. Uma chama precisa mais do que uma fonte de combustível para queimar. O oxigênio é outro ingrediente essencial. O amortecedor do fogão a pellets permite ajustar a quantidade de oxigênio que flui para a chama.

Onde encontrar o amortecedor

O amortecedor pode parecer um pouco diferente com base no estilo e na marca do seu fogão a pellets. Muitas vezes, é encontrado atrás do fogão. O amortecedor é um cano que leva à chama. Ele possui um mecanismo que pode ser puxado ou empurrado para aumentar ou diminuir a quantidade de oxigênio ou um parafuso que pode ser afrouxado ou apertado para fazer o mesmo.

Você só precisa fazer alterações minúsculas no amortecedor para ter um grande efeito na chama. Empurre ou puxe o amortecedor apenas um pouco de cada vez. No caso de um mecanismo de parafuso, gire o parafuso apenas um quarto de volta por vez ao fazer ajustes.

Como avaliar a chama

Não sabe ao certo quando ajustar o amortecedor no seu fogão a pellets? Comece avaliando a qualidade da sua chama. A chama reage de maneira diferente de acordo com a quantidade de ar que a alimenta. Ao ajustar o amortecedor, você tenta fornecer à chama a quantidade certa de ar para permitir que ela queime com eficiência.

Uma chama eficiente tem uma aparência ativa e uma cor laranja ou amarela brilhante. Não deve mostrar preto nas pontas. Se você vir essa chama ideal queimando no seu fogão a pellets, o amortecedor será colocado na posição ideal. Se a chama do seu fogão a pellets estiver muito alta e não se mover muito, ele precisará de mais ar. Essas chamas preguiçosas também costumam ter dicas que parecem laranja escuras ou quase pretas. Para fornecer mais ar, retire ou solte um pouco o amortecedor para abri-lo.

No outro extremo do espectro está a chama hiperativa, que salta com ferocidade e pode se assemelhar a um maçarico em intensidade e cor azulada. Esse tipo de chama possui excesso de oxigênio e precisa de menos oxigênio para queimar com eficiência. Feche o amortecedor empurrando-o um pouco ou apertando-o.

Ajustando a taxa de alimentação do fogão a pellets

Depois que o amortecedor estiver ajustado adequadamente, não será necessário ajustá-lo novamente, a menos que algo mude com o combustível que você usa. Portanto, se você mudar para uma nova marca de pellets, fique de olho na chama na primeira vez em que as queima para fazer os ajustes necessários.

Além de avaliar a chama, você também pode procurar acúmulos de cinzas ou clínquer no fogão para entender se o seu fogão está funcionando com eficiência. Excesso de cinzas indica baixa eficiência e pode ser devido à taxa de alimentação.

A taxa de alimentação determina com que frequência os pellets são movidos da tremonha para a câmara principal para alimentar a chama. Excesso de cinzas pode indicar que a taxa de alimentação do fogão a pellets é muito alta. Diminua a taxa de alimentação e monitore o acúmulo de cinzas para determinar se a eficiência melhorou. O soprador de combustão do fogão a pellets também pode ser ajustado para cima e para baixo no caso de clínquer.

Pin
Send
Share
Send