Como identificar marcas francesas de porcelana de Limoges

Pin
Send
Share
Send

A porcelana de Limoges refere-se a uma cidade e região a cerca de 372 km a sudoeste de Paris, onde depósitos de caulim, um mineral essencial usado para porcelana fina, foram descobertos no final do século XVIII. Fábricas de porcelana surgiram - cada uma com seus próprios artistas, padrões e marcas - produzindo as mais duras e entre as porcelanas mais valorizadas do mundo. o primeira fábrica de porcelana aberta em 1771, e pertencia aos irmãos Massie e Fourneira Grellet. Um fabricante americano, Haviland Limoges, produziu louças amplamente cobiçadas em uma fábrica de Limoges a partir de 1842. Os colecionadores estão mais interessados ​​nos Limoges franceses feitos antes de 1930. Marcas ajudam a autenticá-lo. Se você está procurando Limoges franceses genuínos, saiba que existem muitas marcas diferentes.

Vitrificado sobre

Procure por marcas reveladoras sob o esmalte, não nela, na parte de trás ou na parte inferior da peça. As marcas foram aplicadas em "louças", antes de qualquer pintura ou vitrificação. Se a marca foi aplicada sobre o esmalte, esse é o trabalho de um varejista, importador ou decorador, e isso pode ou não afetar o valor da peça. As marcas de cobertura inferior são mais claras e menos desgastadas que as marcas de revendedor, importador ou decorador. Em 1891, uma mudança na legislação aduaneira dos EUA exigia país de origem para ser marcado em porcelana - portanto, uma peça que diz "França" data dessa época e foi feita para exportação. As vendas internas não exigiram a marca "França".

Marcas de fábrica

Uma das primeiras marcas da fábrica de Limoges é "AE"A fábrica de Allund fez Limoges com marcas AE de 1797 a 1868, e então a empresa mudou de mãos e a marca mudou. De 1868 a 1898, a antiga fábrica de Allund, agora de propriedade de Haviland, usou as marcas"CHF," "CHF / GDM"e"CH Field Haviland, Limoges. "À medida que as fábricas de Haviland em Limoges se expandiam para atender à demanda americana, o mesmo ocorria com suas marcas. Depois de 1898, as peças foram marcadas:

  • "Porcelaine, Haviland & Co. Limoges"
  • "GDA"
  • "H & CO / Depose"
  • "H & CO / L"
  • e "Theodore Haviland, Limoges, França."

Algumas empresas, especialmente as fábricas menores, artesanais e familiares, deixaram de fora a palavra Limoges e apenas marcaram sua sobrenome. Esses incluem "M. Redon, "uma marca de 1853 e"A. Lanternier, "uma marca de 1885".C. Ahrenfeldt"usou exatamente esse nome em 1886, mas às vezes foi adicionado ou substituído"France C.A. Depor. "As cores são outra oferta etária. Um fabricante de Nova York que montou uma fábrica de Limoges, a Bawo & Dotter, chamou sua empresa Elite Works e começou a produzir porcelana marcada"Elite France"ou"Elite Works France"em 1892. De 1900 a 1914, as marcas da Elite eram vermelhas; elas mudaram a cor para verde de 1920 a 1932.

Pictogramas e Petite Print

UMA combinação de palavras e imagens, algumas pequenas demais para distinguir as não magnificadas, são marcas de alguns fabricantes de destaque da Limoges. Latrille Freres é fácil: uma estrela envolvendo uma circular L I M O G E S e sublinhada pela palavra "França". Martin Freres e Brothers, não muito preocupados com a redundância, marcaram suas mercadorias com um pássaro segurando uma fita solta no bico. Um lado da fita possui letras microscópicas com a grafia "França". R. Laporte marcou a porcelana com uma borboleta sobre as iniciais RL / L. E Luís XIV, que comprou as primeiras obras de porcelana de Limoges em 1784 e dirigiu a fábrica para fazer "espaços em branco" brancos que foram decorados por artistas da corte, teve sua própria marca, um cifra real encimada por uma coroa, uma Fabricação Royale.

Marcas de superfície

Marcas aplicadas sobre o esmalte por decoradores, importadores e varejistas também podem ajudar a estabelecer a autenticidade e a idade. Estúdios muito pequenos e artistas individuais marcados à mão seu trabalho e frequentemente incluía o método de decoração:

  • Rehausse main para realces aplicados manualmente
  • Decoração principal para alguma parte do design aplicado manualmente
  • Peint main para pintar à mão todo o design.

Importadores e varejistas pode ter marcado seus nomes na parte inferior, então marcas para Tiffany, Sinclair Limoges, Rochard e outros revelam peças importadas durante a época em que esses distribuidores encomendaram ou manipularam Limoges franceses.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: A famosa porcelana de Limoges (Pode 2024).