O que acontece quando as pilhas vazam?

Pin
Send
Share
Send

Embora a maioria das baterias seja usada e descartada antes de apresentar um problema, as baterias muito antigas ou danificadas tendem a vazar. O calor e a idade podem causar vazamentos, assim como as pressões internas que se acumulam no interior da bateria enquanto ela drena. Os produtos químicos dentro das baterias liberam gás hidrogênio à medida que são usados, o que resulta em pressão nos selos da bateria. Em alguns casos, as baterias podem simplesmente estar com defeito.

Baterias sem vazamento não apresentam riscos à saúde quando manuseadas.

Não importa por que vazem, as baterias liberam cloreto de potássio quando o fazem. O hidróxido de potássio pode causar queimaduras químicas e outros problemas de saúde se exposto à pele, boca ou olhos. A toxicidade também é uma preocupação se o hidróxido de potássio for ingerido. Também pode causar danos a qualquer dispositivo eletrônico em que a bateria estava quando vazou, e é por isso que você sempre deve removê-la antes de armazenar qualquer dispositivo operado por bateria.

Queimaduras Químicas

O hidróxido de potássio pode causar queimaduras químicas leves a graves se entrar em contato com a pele nua. Quantidades vestigiais de hidróxido de potássio provenientes do vazamento da bateria geralmente resultam apenas em menor coceira e irritação. Se você entrar em contato com uma bateria que vaza, lave bem a pele com água. A exposição dos olhos requer irrigação completa e uma visita a um médico. Problemas respiratórios também podem ocorrer em algumas pessoas após a exposição a esse produto químico. Consulte imediatamente seu médico ou uma sala de emergência para obter suporte das vias aéreas em caso de problemas respiratórios.

Envenenamento

O hidróxido de potássio de uma bateria com vazamento pode causar envenenamento se ingerido ou inalado. Os sintomas de envenenamento incluem dor abdominal intensa, dificuldades respiratórias, diarréia e uma rápida queda da pressão arterial, para citar alguns. Se os produtos químicos da bateria forem ingeridos, ligue para um médico ou centro de controle de intoxicações imediatamente e siga as instruções fornecidas. Não provoque vômito, a menos que seja instruído pelo médico. Em vez disso, peça à pessoa afetada que beba leite ou água.

Controle de dano

Uma bateria com vazamento é uma bateria danificada que deve ser imediatamente removida dos dispositivos eletrônicos e descartada adequadamente. As baterias podem ser recicladas por meio de programas locais ou descartadas com o lixo comum em todos os estados, exceto na Califórnia, onde devem ser recicladas. Depois de descartar as baterias que vazam, talvez seja necessário limpar o dispositivo em que estavam. Embora as pessoas frequentemente se refiram ao "ácido" da bateria, o hidróxido de potássio é na verdade uma substância base, não um ácido. Para remover o fluido que vaza dos contatos da bateria de um dispositivo, use um ácido como suco de limão ou vinagre e um cotonete.

Prevenção

O manuseio e os cuidados adequados são a melhor maneira de evitar as possíveis consequências de um vazamento da bateria. Reduza o risco de vazamentos, armazenando as baterias em temperatura ambiente e nunca tentando recarregar as baterias que não estão claramente identificadas como recarregáveis. Nunca misture pilhas velhas e novas ou duas marcas diferentes. Você também nunca deve colocar suas baterias na geladeira. De acordo com Duracell, isso não aumenta o prazo de validade da bateria, como algumas pessoas acreditam.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Por que as pilhas alcalinas vazam no controle remoto? (Pode 2024).