O que é um bom nível de umidade em uma casa?

Pin
Send
Share
Send

O nível de umidade dentro de sua casa é tão importante quanto a temperatura. A alta umidade faz você se sentir pegajoso e frio, mesmo quando a temperatura está em uma faixa confortável, enquanto a baixa umidade pode inflamar seu trato respiratório e torná-lo mais suscetível a gripes e resfriados. A Sociedade Americana de Engenheiros de Aquecimento, Refrigeração e Ar Condicionado (ASHRAE) recomenda manter a umidade abaixo de 65%, enquanto a Agência de Proteção Ambiental recomenda mantê-la em um intervalo entre 30 e 60 por cento.

crédito: hikesterson / iStock / GettyImages

Como medir a umidade

Você mede a umidade com um higrômetro. Você pode comprar um por menos de US $ 20 em qualquer loja grande. Lembre-se de duas coisas ao usar uma. Primeiro, como a umidade muda com a temperatura, um higrômetro não fornece uma leitura precisa da umidade se a temperatura ao redor estiver constantemente flutuando. Consequentemente, o higrômetro deve estar em uma parte da casa em que a temperatura permanece razoavelmente constante. A segunda coisa a lembrar é que alguns higrômetros precisam ser calibrados antes de fornecerem leituras precisas. Você deve encontrar as instruções de calibração - se necessário - na embalagem com o higrômetro adquirido.

Sinais de umidade alta e baixa

Você nem sempre precisa de um higrômetro para determinar que a umidade da sua casa está fora da zona de conforto. Você pode ter certeza de que a umidade é muito alta se perceber um dos seguintes:

  • Mofo crescendo em paredes, tetos, pisos e rodapés. As janelas são um caso especial - o molde pode crescer por causa da condensação acumulada devido ao diferencial de temperatura no vidro, mesmo que a umidade da sala esteja dentro da faixa aceitável.
  • Cheiros de mofo, que geralmente indicam a presença de mofo.
  • Condensação em bancadas, paredes e acabamentos.
  • Pintura descascando, que geralmente é um sinal de condensação
  • Alarmes falsos inexplicáveis ​​frequentes dos detectores de fumaça. A condensação do ar úmido pode se acumular nos sensores e induzi-los a emitir um alarme.

Os sinais de baixa umidade são frequentemente sentidos e não vistos. Os sintomas mais comuns incluem seios secos e arranhões na garganta. Além disso, seus olhos podem secar rapidamente, causando vermelhidão e coceira, e você pode notar uma pele seca e com coceira, que pode se transformar em eczema ou psoríase em casos graves.

Aumentando e diminuindo a umidade

Os aparelhos modificadores de umidade disponíveis no mercado são nomeados adequadamente por suas funções: umidificadores aumentar a umidade, enquanto desumidificadores abaixe-o. Esses aparelhos são classificados para um determinado volume de ar, com base no tamanho da sala, portanto, selecione um que possa lidar com o espaço em que você planeja usá-lo.

Um umidificador funciona introduzindo uma fina névoa de água no ar a partir de um reservatório que você enche periodicamente. Se você não possui um desses aparelhos, também pode aumentar a umidade:

  • distribuir tigelas de água por toda a casa.
  • pendurando sua roupa para secar dentro de casa.
  • água a ferver no fogão.

Um desumidificador funciona como um ar condicionado. Ele contém um conjunto de serpentinas de refrigeração que condensam a umidade em gotículas, que fluem para um reservatório ou para uma mangueira de drenagem. Se você possui um ar-condicionado, ligá-lo é uma boa maneira de diminuir a umidade na sala em que está colocado, embora isso possa não ser uma boa opção quando a temperatura já estiver baixa. Algumas outras maneiras de diminuir a umidade incluem:

  • melhorar a circulação de ar abrindo janelas ou usando ventiladores.
  • movendo plantas de casa para fora.
  • substituindo os filtros no sistema de ar central da sua casa.

A condensação do ar úmido pode causar vários problemas, do mofo e bolor à podridão e até danos estruturais. Instalar um ou mais ventiladores de teto e operá-los em baixa velocidade é uma boa maneira de manter a condensação sob controle.

Pin
Send
Share
Send