Tipos de concreto

Pin
Send
Share
Send

Todo concreto acabado pode parecer praticamente o mesmo a olho nu, mas a proporção de ingredientes usados ​​para fabricá-lo pode diferir dramaticamente entre os lotes. Nos Estados Unidos, os fabricantes classificam diferentes tipos ou graus de concreto por resistência, medidos em libras por polegada quadrada. Escolher o grau certo de concreto significa apoio adequado ao seu projeto, enquanto o grau errado pode levar a rachaduras, descamação ou falha.

Crédito: wuttichok / iStock / Getty ImagesMão usando espátula no piso de concreto.

Visão geral da classe de concreto

O teor de concreto é determinado por sua resistência à compressão aos 28 dias após o vazamento, medido em psi. Quanto maior a classificação psi de uma determinada mistura de concreto, maior sua resistência. A maioria das aplicações residenciais requer pelo menos 2.500 psi, de acordo com a National Ready Mixed Concrete Association, enquanto o trabalho comercial requer 4.000 psi ou mais. O concreto classificado com 6.000 psi ou mais é considerado concreto de alto desempenho e é usado para aplicações comerciais pesadas. Alguns projetos especializados usam concreto de 10.000 psi e dois arranha-céus em Seattle, Washington, incorporam concreto de alto desempenho avaliado em 19.000 psi, de acordo com a Portland Cement Association.

Grau e Aplicações

Cada município define seus próprios requisitos para resistência ou grau mínimo do concreto, com base na aplicação. Paredes e lajes protegidas do porão requerem pelo menos 2.500 psi no Estado de Nova York, por exemplo, enquanto lajes e paredes expostas exigem 3.000 psi ou mais. O Código de Construção do Estado de Nova York também exige pelo menos 3.000 psi para calçadas, pátios, calçadas e passarelas residenciais.

Como a força é determinada

Os fabricantes usam apenas cinco ingredientes básicos para fazer concreto, mas as proporções exatas desses ingredientes determinam a força da mistura. Estes ingredientes são areia, cascalho, água, cimento e aditivos. Os aditivos podem incluir coisas como cinzas volantes, que facilitam a mistura e a bomba de cimento, ou produtos químicos que aceleram o tempo definido ou melhoram a resistência ao congelamento. Mesmo pequenas variações na quantidade desses ingredientes podem afetar significativamente a resistência do concreto, alterando completamente seu grau e aplicações.

Outras considerações

Os empreiteiros consideram muitos outros fatores ao comprar concreto, juntamente com sua qualidade ou resistência básica. Dependendo da aplicação, os compradores precisam considerar propriedades como queda ou consistência, bem como retração, tempo de secagem, exposição a sal e outros produtos químicos, e se o concreto estará sujeito a congelamento e degelo.

Alternativas PSI

Fora dos EUA, os fabricantes de concreto normalmente usam megapascais em vez de psi - a força e o grau são medidos em Newtons por milímetro quadrado em vez de libras por polegada quadrada. Um concreto padrão de 3.000 psi é equivalente a aproximadamente 20 MPa. Alguns países também definem tipos de concreto por resistência à compressão, usando uma nomenclatura padrão não encontrada nos EUA. Na Índia, por exemplo, as classes de concreto são classificadas usando a letra M, seguida de um número, onde o número representa a resistência à compressão em MPa. Partes da Europa usam um sistema semelhante, onde a letra C é seguida por um número que representa a resistência à compressão em MPa.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: OS 8 PRINCIPAIS TIPOS DE CONCRETO (Pode 2024).