Diferença entre um inversor e um retificador

Pin
Send
Share
Send

Um inversor e um retificador executam funções opostas em circuitos eletrônicos. Ambos atuam como conversores de energia elétrica; um retificador muda a corrente de corrente alternada (CA) para corrente contínua (CC), enquanto um inversor converte CC em CA.

Crédito: George Doyle / Stockbyte / Getty Images

Retificador

Um retificador toma energia de uma fonte CA (como uma tomada doméstica) e a converte em CC, geralmente com uma tensão mais baixa. Rádios, receptores de televisão e ferramentas elétricas geralmente contêm retificadores.

Tipos de retificadores

Os retificadores vêm em dois tipos básicos: meia onda e onda completa. Um retificador de meia onda permite a passagem de eletricidade de apenas uma polaridade (positiva ou negativa), enquanto um retificador de onda completa permite ambos. Componentes eletrônicos chamados diodos formam o coração dos circuitos retificadores, pois passam a corrente em apenas uma direção. Um retificador de meia onda pode ter um ou dois diodos; um retificador de onda completa requer quatro.

Inversor

Um inversor transforma uma corrente CC de baixa tensão (como 9 ou 12 volts) em uma corrente CA de alta tensão. Por exemplo, ao acampar, você pode usar um inversor para alimentar aparelhos de 120 volts CA da bateria de 12 volts do seu carro. Converter CC em CA é mais complicado que CA em CC; um inversor é um circuito muito complexo e caro comparado a um retificador, que normalmente possui apenas algumas partes simples.

Pin
Send
Share
Send